União das Escolas de Samba busca apoio para conseguir retomar apresentações; passarela deve ser na Avenida Portugal ou no Paço Municipal
ouça este conteúdo
|
readme
|
A Uesma (União das Escolas de Samba de Mauá) prevê a retomada dos desfiles de Carnaval na cidade em 2026, após dez anos. A última disputa entre as agremiações ocorreu em 2015. A informação foi confirmada ontem pela presidente da entidade, Meire Terezinha da Silva, durante a primeira noite do Carnaparque, que marcou a abertura da Folia no município.
“A partir do ano que vem, teremos jurados para definir uma escola campeã. Temos ainda a sinalização de que vamos realizar o desfile na Avenida Portugal ou no Paço Municipal. Estamos buscando formas de captar recursos”, declarou Meire ao Diário. Ela explicou que as apresentações têm voltado aos poucos. “Esse ano já demos mais um passo, pois foram incorporadas regras que não tinham em 2024.”
O Carnaparque, realizado no Parque da Juventude, na Rua Francisco Ortega Escobar, na Vila Moema, é a única apresentação das escolas de samba do Grande ABC, cujas sete cidades suspenderam os desfiles ao mesmo tempo, a partir de 2016, sob alegação de contenção de custos. Os prefeitos também sofreram pressão por parte de grupos evangélicos, contrários à Folia.
Retomado no ano passado, o Carnaval de Mauá é o único do Grande ABC a contar com escola de samba. Ontem, a apresentação foi da bateria da Nova Era. Hoje, a Folia continua com outras duas agremiações e, amanhã, de mais cinco. O evento tem ainda recreações e shows. A entrada para o público é gratuita.
Hoje, o evento começa mais cedo, às 10h, com atividades e apresentações musicais durante todo o dia. À noite, E.S. Acadêmicos São João (20h) e a E.S. Unidos do Tradição Imperial (20h30) exibem sua bateria. Amanhã, o espetáculo começa logo cedo, com a E.S. Ordem e Progresso (10h). No período da tarde, será a vez da E.S. Silva Maria (16h), seguida por E.S. Imperatriz (18), E.S. Camisa Azul (20) e E.S. Anchieta (20h30).
Os foliões que compareceram ao Parque da Juventude se divertiram bastante na noite de ontem. A apresentação da Nova Era iniciou às 20h30 e teve duração de 40 minutos.
Celso Tadeu Monteiro, 69 anos, se apresentou como mestre-sala. “Queremos que o Carnaval de Mauá ganhe cada vez mais força e esperamos que ano que vem tenha competição, pois a alegria é levar o troféu para casa”, disse.
A supervisora Mary Aguiar, 39, foi curtir a apresentação com sua filha, a estudante Maria Luiza Aguiar, 13. “É muito bom poder apreciar um momento como esse”, afirmou Mary. Os eletricistas Kelvin Alves Pereira, 25, e Elton Santos, 30, moram perto da quadra da Nova Era, no bairro Itapeva, e foram prestigiar os amigos que desfilaram. Já a agente de saúde Elizabete Maria do Carmo, 39, descobriu em cima da hora que teria a apresentação do parque. “Vim conferir e estou planejando vir também nos próximos dois dias.”
A apresentação foi viabilizada pelo apoio da Secretaria de Cultura de Mauá. O secretário da Pasta, Deivid Couto, disse que aposta na retomada das atividades da Prefeitura com as escolas e os blocos. “É um grande desafio, mas acreditamos no poder do Carnaval e do samba, nessa cultura tão potente, que faz parte da história de Mauá”.
Em São Paulo, escolas do Grupo Especial têm 2ª dia de desfiles
O desfile das escolas de samba do Grupo Especial para o Carnaval 2025 em São Paulo continua na noite deste sábado (2) com a abertura da Águia de Ouro, a partir das 22h30, de acordo com sorteio feito pela Liga das Escolas de Samba de São Paulo.
Na sequência, apresentam seus destaques e sambas-enredos a Império da Casa Verde (23h35), Mocidade Alegre (0h40), Gaviões da Fiel (1h45), Acadêmicos do Tucuruvi (2h50), Estrela do Terceiro Milênio (3h55) e Vai-Vai (5h).
No domingo desfilam as escolas do Grupo de Acesso I, com destaques para a Tom Maior (1h), Nenê da Vila Matilde (2h) e X-9 Paulistana (3h). O desfile das campeãs está marcado para 8 de março.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.