Internacional Titulo
ONU condena assassinato de soldados no Congo
Da AFP
25/01/2006 | 18:21
Compartilhar notícia


O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) condenou e classificou como "uma atrocidade inaceitável" o ataque cometido por supostos rebeldes ugandeses, em que morreram soldados oito capacetes azuis guatemaltecos na RDC (República Democrática do Congo), na segunda-feira.

Eles integravam as forças especiais de paz da Guatemala e participavam de um combate contra suspeitos do chamado LRA (Exército da Resistência do Senhor ) no parque de Garamba, extremo nordeste da RDC, fronteira com a Uganda e Sudão.

Outros cinco soldados foram feridos no conflito armado e levados para o posto de comando no distrito de Iture, onde a missão da ONU na RDC, chamada de Monuc, ocupa uma enorme base militar.

Desde 1988 os rebeldes da LRA lutam no norte de Uganda para tentar substituir o governo do presidente Yoweri Museveni por um governo baseado nos 10 mandamentos da Bíblia.

Mais de 20 milhões de pessoas se registraram para votar nas eleições presidenciais e legislativas da RDC, programadas para 30 de junho, as primeiras em mais de 40 anos. O comunicado da ONU enfatizou "a importância de processo eleitoral não ser perturbado" na RDC. O país tem sido governado pelo presidente interino Joseph Kabila desde 2003, quando um acordo de paz pôs fim uma guerra civil de cinco anos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;