Setecidades Titulo
Vizinhos reclamam de empresa, mas Cetesb não vê irregularidade
André Vieira
Especial para o Diário
21/02/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


O constante barulho e a emissão de grande quantidade de poluição está incomodando os moradores vizinhos à Termomecânica São Paulo – empresa de transformação de cobre e outros metais não-ferrosos –, instalada no Rudge Ramos, em São Bernardo.

De acordo com uma vizinha da empresa, que pediu para não ser identificada, a exposição aos poluentes expelidos está lhe causando problemas de saúde. “Vivo com o nariz entupido e com a garganta ruim”, declara. “A fuligem mancha roupas, paredes e cortinas. Limpo a casa de manhã e à tarde já está toda suja de pó”, completa.

Segundo ela, a empresa funciona durante todo o dia, e a desagradável convivência com o barulho e a poluição faz parte da rotina dos moradores há pelo menos dois anos, quando os problemas se tornaram mais freqüentes. “Quando o barulho chega ao limite, nós ligamos para a Termomecânica. Eles resolvem momentaneamente, mas depois volta tudo”, finaliza.

Também vizinho da Termomecânica, o metalúrgico aposentado Antonio Batista da Silva, 58, já protocolou reclamação em companhia de outros moradores insatisfeitos. “Fizemos um abaixo-assinado não para fechar a empresa, mas para que resolvam esses problemas”, reclama Silva.

De acordo com ele, os ruídos são maiores quando a empresa recolhe sucatas e outros resíduos. O trabalho de coleta, segundo Silva, é feito por um caminhão com auxílio de uma empilhadeira e uma prensa.

FISCALIZAÇÃO

Gerente regional da Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) – órgão estadual responsável pela fiscalização de indústrias –, Luiz Antonio Brun confirma o recebimento de reclamações, entretanto, segundo ele, não foi verificado ruído ou emissão de poluente acima do permitido pela legislação.

“Comprovada alguma irregularidade a empresa será autuada”, garante. Segundo a Cetesb, a última reclamação foi registrada em agosto de 2007, e a vistoria mais recente na Termomecânica foi realizada em janeiro deste ano.

Diretor da empresa, Toshihiko Kumamoto diz que, nos últimos dois anos, a Termomecânica não fez alteração no expediente que justificasse o aumento dos problemas relatados pelos vizinhos. De acordo com ele, a Termomecânica São Paulo está investindo na aquisição de filtros e equipamentos menos ruidosos para minimizar a intensidade do barulho e a emissão de poluentes. (Supervisão de Marcelo Camargo)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;