Memória foi conferir. Não, o estúdio da Rádio ABC não parecia um estúdio. Era mais uma sala de visitas onde o repórter foi recebido como se fosse há anos desta família unida
ouça este conteúdo
|
readme
|
“Uma experiência que pode até ser repetida, mas dificilmente terá o brilho da primeira, pelo ineditismo e descontração. E expectativa: ninguém sabia direito o que iria acontecer”.
Cf. Memória, 3-1-2025.
Há 25 anos, no ano 2000, esta página Memória estava envolvida num projeto para contar a história do rádio no Grande ABC.
O resultado foi um livro lançado dois anos depois, numa grande festa no Teatro Municipal de Santo André.
Era lançado o “Programa de Auditório”, com direito a uma ilustração publicada aqui no Diário com a assinatura de Sérgio Ribeiro Lemos, o Seri, da equipe de gênios do jornal.
A história das quatro emissoras pioneiras – Rádios Clube, Emissora ABC, Independência e Cacique – estava narrada. E mais: o “Programa de Auditório” reuniu perfis de radialistas e artistas do rádio, de todas as cidades.
VOZES PRESERVADAS
Para que o material fosse coletado, foram produzidos “programas de auditório”, moldes antigos, em espaços como o Cine-Teatro Carlos Gomes e o auditório da Faculdade de Direito de São Bernardo.
Entrevistas se realizaram. E um CD foi elaborado com uma hora de gravações, subdividido em 27 tópicos contendo prefixos e vinhetas das emissoras de rádio, jingles, trechos de antigos programas e vozes de profissionais como Rolando Marques, Miguel Romera e Luiz Lombardi, num trabalho de edição de Aparecido Lopes e masterização de Renato Figueiredo.
Mesa-redonda foi realizada em Mauá, sobre rádio, dentro do VI Congresso de História do Grande ABC.
O “Programa de Auditório” do Carlos Gomes foi filmado pelo professor Antonio de Andrade e filhos, virando programa da Rádio Eldorado, dentro da série “São Paulo de Todos os Tempos”, produzido e apresentado por Geraldo Nunes.
LÁ VEM OS LOCUTORES...
Tudo isso nos veio à mente quando chegamos à Rádio ABC, sábado passado, às 7h da manhã. José Carlos Pereira, a esposa e produtora Marilza, a sonoplasta Vitória Maria, nos recebeu.
Entregamos à Vitória o CD do “Programa de Auditório”, e à medida que o programa do Pereirinha ia sendo apresentado, víamos a chegada dos locutores seguintes, Miguel Casanova e Vieira Filho, mais um convidado ilustre, Badu, especialista em programas de rádio.
Ao deixarmos a emissora, nos altos da Vila Gilda, a constatação: a experiência do sábado anterior repetira-se e “Memória” errou ao dizer que ela não teria o mesmo brilho em outras oportunidades. Aprendemos que quando o assunto é rádio, tudo de bom pode acontecer. E aconteceu.
DOS BAÚS
Deixamos lições de casa aos profissionais. Queremos suas fotos quando não eram radialistas. Casanova foi bancário, Vieira Filho goleiro, Pereirinha publicitário, Vitória aluna de pré-escola.
Miguel Casanova nos atendeu rapidamente. Já tínhamos fotos antigas de José Carlos Pereira. Vieira Filho e Vitória devem estar procurando as imagens solicitadas. E esta página “Memória” decidiu: um quarto de século depois, o livro “Programa de Auditório” precisaria ser atualizado.
Da primeira edição, muitos partiram; desde então, muita gente boa tem surgido e garantido a sobrevivência deste meio de comunicação tão importante que é o rádio.
E COM VOCÊS...
Neste sábado a programação volta ao normal – se não houver nenhuma surpresa a juntar, de novo, os três apresentadores.
José Carlos Pereira, que fez história na publicidade do Diário, comanda com a esposa Marilsa o programa “Grande ABC e Você”, das 7h às 8h.
Miguel Casanova produz e apresenta “ABC do Flashback”, com as melhores músicas do passado, em dois horários: aos sábados, das 8h às 9h; e aos domingos, das 15h às 16h.
Vieira Filho leva adiante o “Super Sábado Show”, das 9h ao meio-dia. Esse cara é bom...
AMANHÃ EM MEMÓRIA
Badu citou Miguel Romera, um dos maiores locutores que o Grande ABC já produziu. Tivemos oportunidade de entrevistá-lo para o “Programa de Auditório”. Amanhã Miguel Romera estará conosco nesta Memória nossa de cada dia.
Crédito da foto 1 – Projeto Memória
Crédito da ilustração 2 – Seri/Banco de Dados
Crédito das fotos 3, 4, 5 e 6 – Álbuns pessoais
NO AR
1 - Sábado, 4 de janeiro de 2025: Vieira Filho, Vitória Maria, Miguel Casanova e o craque Badu: aprendemos com eles muito do que é rádio
2 – A ilustração de Seri: para perpetuar antigos programas de rádio
3 e 4 – Miguel Casanova, bancário do Noroeste, em sua mesa na Vila Prudente; e já radialista, emocionando em flashback
5 e 6 – José Carlos Pereira, o contato de publicidade e o publicitário formado: uma nova voz que surge no mundo do rádio do Grande ABC
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 10 de janeiro de 1995 – Edição 8906
MANCHETE – Grande ABC fará manifesto contra pedágios em Diadema.
Tucanos da cidade se propunham a intermediar encontro com o governador Mário Covas para que pedágios na Imigrantes não fossem postos na entrada de Diadema.
INDÚSTRIA – Ford comemorava fim da união com a Volkswagen. Empregados voltavam das férias coletivas e foram recebidos pela empresa com fogos de artificio e faixas saudando o fim da Autolatina.
EDITORIAL – Desculpas esfarrapadas.
É a indiferença da Polícia que faz o tráfico se organizar em Santo André e Grande ABC.
EM 10 DE JANEIRO DE...
1905 – Criado o Distrito Fiscal de São Caetano, já pertencente a São Bernardo.
1960 - Fundada a Sociedade Esportiva Jardim São Leopoldo, em São Bernardo.
1970 - Operação Grande ABC do Projeto Rondon tinha início em Rio Grande da Serra. Estudantes atuaram junto à população pobre e foram abrigados na casa paroquial.
1985 - Fundado o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos de Vila Nogueira, em Diadema.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Hoje é o aniversário de Aliança do Tocantins (TO), Matutina (MG), São José do Sabugi (PB) e São Lourenço da Mata (PE).
HOJE
Dia da Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo. Lembra a criação da corporação, nesta data, em 1948.
São Guilherme de Bourges
10 de janeiro
Bispo francês. Faleceu em 1209.
Ilustração: saintoftheday
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.