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Em abril, o modelo sequer constava da lista, em uma indicação de que seu prestígio não era mais suficiente para manter o curso de vendas, enquanto o Honda Civic galgava terreno e tirava a liderança do Vectra em um segmento, o dos sedãs médio-grandes, que é dos mais concorridos.
Diante do desempenho insatisfatório, a Fiat se apressou em apresentar na semana passada a versão 2002 do modelo, que será produzida somente no Mercosul, afinal, na Europa ele continua com a concepção de desenho original. E as especulações do mercado foram confirmadas: o carro ganhou nova traseira, devendo agora conquistar uma melhor posição de vendas. Se as pretensões da montadora se confirmarem, o Marea deverá subir de 12% para 20% de participação, repetindo o ‘case’ do compacto Siena, cujas vendas aumentaram do histórico nível de 1,2 mil unidades/mês para mais de 4 mil unidades/mês atualmente.
Do ponto de vista do produto pura e simplesmente, o Marea realmente está mais bonito. A tampa traseira perdeu os vincos que demarcavam seu volume e ganhou linhas definidas, retas, limpas e, enfim, mais harmoniosas. Mas o maior sucesso da face traseira, se as vendas de fato crescerem, estará por conta do desenho das lanternas, que tornaram-se triangulares, com cantos arredondados e com textura mais viva, abandonando a sobrelente na cor fumê.
No que se refere às lanternas, aliás, vale uma observação: quem desconfiou que a Fiat correu atrás da Volkswagen no lançamento da atual família Palio, e por isso adotou soluções de acabamento e design semelhantes às da família Gol Geração 3, agora pode ter certeza. A textura da nova lanterna do Marea, se não é igual, é muito parecida com o conjunto ótico do Bora e do Passat alemão.
Mas isso não desmerece o belo sedã que está chegando às concessionárias, segundo a Fiat, sem aumento de preço em relação à versão 2001. Testado em um percurso de 60 km em Porto Seguro (estrada com pequenos trechos urbanos), o Marea ELX, versão intermediária, mostrou que é bom de estabilidade e segurança. Nas tomadas de curvas de alta velocidade, o carro não saía de frente nem de traseira, o que reflete o conjunto acertado entre suspensão, carroceria e pneus. Outro destaque é o excelente propulsor 2.4 de cinco cilindros, que desenvolve 160 cv de potência máxima. Valente na estrada, o Marea pode ser o veículo ideal para longas viagens, transportando com agilidade e conforto uma família de cinco pessoas.
No setor de perfumaria, o Marea 2002 ganhou itens de segurança e conforto, como travamento automático das portas a 30 km/h, alerta sonoro de velocidade programada e vidros elétricos com função antiesmagamento. A versão perua, a Weekend, permanece com o visual irretocado para 2002.
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