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Gregori diz que motoristas 'afrouxaram' no trânsito
Do Diário do Grande ABC
13/08/2000 | 20:36
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As estatísticas mostram que o motorista brasileiro afrouxou o seu comportamento, depois do primeiro ano do novo Código de Trânsito. A advertência é do ministro da Justiça, José Gregori. Segundo ele, no início os números foram animadores, com a queda das infraçoes. Os dados pioraram, no entanto, a partir do segundo ano da vigência do código.

O ministro atribuiu esse comportamento, em parte, ``à maior flexibilidade' das autoridades em relaçao às multas. A outra razao, segundo José Gregori, teria sido a falta de uma campanha de educaçao, ``para manter presente a disposiçao inicial revelada pelos motoristas'.

Gregori informa que, no momento, o Ministério da Justiça está investindo na segurança das faixas de pedestres, fazendo com que sejam melhor demarcadas. Em funçao disso, a campanha nacional de trânsito, que começa na próxima sexta-feira, vai ter o seguinte slogan: Faixa de pedestres: a vida pede passagem.

Acidentes - O tema foi escolhido pelas próprias autoridades de trânsito porque os acidentes com pedestres onde há faixas sao quase quatro vezes menores do que nos locais onde elas nao existem.

``Todos devem se convencer de que o novo código veio para proteger todas as pessoas. Quem está sentado na direçao hoje, pode ser o pedestre de amanha', afirmou Gregori.

O presidente do Departamento de Trânsito (Detran) do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Chuahy, atesta que o motorista brasileiro nao está acostumado a ser punido com rigor: ``As pessoas e as entidades fazem de tudo para tentar anular as multas. As pressoes sobre o próprio Detran sao fortíssimas. E já tem político se aproveitando para prometer anistia às multas.'

Jeitinho - ``É o tal jeitinho brasileiro. E é por isso também que o pardal é odiado. Ele é impessoal e por isso democrático. Nao dá para levar na conversa.'

Chuahy observa também que, por razoes históricas, o policial brasileiro de trânsito nao se sente à vontade para lidar com as ``altas autoridades', se elas merecerem uma puniçao. ``Ele fica de certa forma intimidado, porque está envolvido por toda uma estrutura psicológica que é a de favorecer o poder.'

Mas o presidente do Detran vê pontos positivos: ``Mesmo assim, é consenso geral que o trânsito melhorou bastante no Rio e no país, depois que o novo código começou a vigorar.'

Em Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense, o secretário de Transportes, Jamil Rime, acentua um outro tipo de problema: ``Quando quem tem carro se acha mais próximo da autoridade, tem confiança de que vai resolver tudo com os seus conhecimentos pessoais. Ele sempre acha que um vereador ou mesmo um amigo na secretaria vai dar um jeito. Segundo Jamil Rime, só 30% dos que receberam a notificaçao na cidade já pagaram a multa.

O principal problema é o estacionamento ilegal. E em Nova Iguaçu, segundo o secretário, as campanhas educativas nao deram resultado: ``E até hoje os motoristas só usam cinto de segurança quando vêm ao Rio', informa.




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