Economia Titulo
Preços caem 0,31% na segunda prévia de março em SP
Do Diário do Grande ABC
21/03/2000 | 15:15
Compartilhar notícia


Os preços no comércio varejista da regiao metropolitana de Sao Paulo tiveram queda de 0,31% na segunda quadrissemana de março. A prévia do Indice de Preços ao Consumidor (IPV) da Federaçao do Comércio do Estado de Sao Paulo (FCESP) revela que desde a segunda semana de fevereiro a taxa geral acumulada do ano está negativa em 0,36%. O índice quadrissemanal refere-se à variaçao de preços no intervalo entre a média das duas últimas semanas de fevereiro e das duas primeiras de março.

Os setores que têm garantido a queda do IPV sao vestuário e alimentaçao, como mostra a pesquisa. O primeiro registrou queda de 1,65% na segunda quadrissemana de março, contra -4,43 na primeira. Produtos alimentícios caíram 1,57% ante taxa negativa de 1,46% verificada na quadrissemana anterior.

Até a divulgaçao oficial do IPV de março, no final do mês, os economistas da FCESP acreditam que as pressoes de preços na margem podem inverter os resultados. A explicaçao está nas taxas ponta-a-ponta e semanal de vestuário e alimentos que estao pressionadas. O segmento de vestuário está positivo em 2,70% (ponta-a-ponta) e 3,48% (semanal). Já o grupo de alimentos registra saldo de 1,56%, no semanal, ficando apenas o ponta-a-ponta negativo em 1,10%.

"No grupo de alimentos as carnes foram as principais responsáveis pela alta da semana, apesar da queda de mais de 4% do feijao e de menos de 1% do arroz", comentam os economistas da Federaçao.

Os aumentos no setor de material de construçao estao perdendo intensidade, segundo a pesquisa do IPV. Na terceira prévia de fevereiro o segmento chegou a obter taxa acumulada de 5,55%, mas as sucessivas reduçoes de preços semanais encolheram esse percentual para 3,75% na segunda prévia de março. A análise mostra que o grupo acumula quase 20% de alta nos últimos 12 meses. Atualmente, o líder de elevaçao de valores é o grupo de móveis e decoraçoes, que acumula 24,47% de reajuste nos 12 meses consecutivos até a segunda prévia deste mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;