Setecidades Titulo
Acidente simulado encerra simpósio no ABC
Valéria Cabrera
Do Diário do Grande ABC
25/08/2002 | 19:23
Compartilhar notícia


A simulação de um acidente de trânsito envolvendo quatro veículos e 25 vítimas encerrou na tarde deste domingo o 3º Simpósio Internacional do ABC de Atendimento às Emergências, promovido pela Faculdade de Medicina do ABC. O evento contou com a participação de soldados e viaturas do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros do ABC, com um helicóptero da Polícia Militar e com profissionais da área médica de cinco hospitais: São Lucas, de Ribeirão Pires; Anchieta e Municipal Universitário, de São Bernardo; Estadual de Santo André; e Santa Marina, que fica no bairro do Jabaquara, em São Paulo, na divisa com o Grande ABC.

Foi simulado um engavetamento de carros, entre eles uma Kombi que fazia o transporte de passageiros. No acidente, uma pessoa também foi atropelada. De acordo com o primeiro tenente do Corpo de Bombeiros, Helmer Kaffer, acidentes de trânsito são as ocorrências mais comuns que contam com o socorro dos bombeiros. “Por isso temos sempre de nos aperfeiçoar no atendimento às vítimas”, disse.

Ele explicou que o principal ponto de um treinamento é identificar quais as vítimas que devem ter prioridade no atendimento. “Temos de resgatar primeiro as que estão em estado grave, mas que tenham condições de sobreviver caso o resgate seja rápido”, disse. Foi montada uma área para atendimento, com separação de vítimas leves, graves e gravíssimas.

A recepção aos acidentados nos hospitais também fez parte do treinamento. As vítimas, maquiadas para parecer um fato real, eram todas estudantes de Medicina.

Para o presidente da Liga de Trauma da Faculdade de Medicina do ABC, Augusto Rafael Barsella, a simulação é importante para que haja a integração entre bombeiros e profissionais da saúde. “Todos têm de saber qual sua função em um momento crítico como esse, para que ninguém fique ocioso durante o resgate”, afirmou. “Isso pode fazer a diferença entre a vida e a morte.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;