Política Titulo
Apoiadores de Bolsonaro e Lula repercutem prisão de Mauro Cid após vazamento de áudios
22/03/2024 | 19:10
Compartilhar notícia


A prisão do tenente-coronel Mauro Cid na tarde desta sexta-feira, 22, provocou reações de apoio e de indignação nas redes sociais. Apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliam que a prisão preventiva decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi acertada, e aliados de Jair Bolsonaro (PL) questionam a legalidade da medida.

Cid foi preso um dia após um vazamento de áudios, divulgados nesta quinta-feira, 21, pela revista Veja, em que o tenente-coronel afirma que o inquérito sobre tentativa de golpe é "narrativa pronta" e que a Polícia Federal (PF) queria que ele falasse coisas sobre as quais não sabia e que não aconteceram.

O mandado de prisão, com caráter preventivo, foi expedido por Moraes por descumprimento de medidas cautelares e obstrução à Justiça. A Corte não informou quais medidas cautelares foram descumpridas por Mauro Cid nem de que forma ele obstruiu a Justiça. A validade da delação de Cid "está sob análise", informou o STF.

Deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann (PT-PR), publicou no X (antigo Twitter) que Cid tentou "fazer jogo duplo". A petista classificou o tenente-coronel como "mais um abandonado pelo inelegível", em referência ao fato de Jair Bolsonaro não poder se candidatar até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O senador Humberto Costa (PT-PE) disse em seu perfil na rede social que se Cid ficou "ressentido de entregar a quadrilha que tentou acabar com a democracia", deve perder os benefícios da delação premiada. "Como todo criminoso." Em outro post, ele afirmou que "o discurso que ele (Cid) faz para a plateia não muda em nada o que foi a tentativa de golpe" e aconselhou que o militar "assuma as consequências de mais uma vez agir contra a lei, tentando obstruir a Justiça e descumprindo cautelares".

O deputado Rogério Correia (PT-MG) afirmou que Mauro Cid "caiu no próprio buraco que abriu". "Sem anistia para Cid, seu capitão e todo os outros golpistas", escreveu no X.

Pré-candidato à Prefeitura de São Paulo apoiado por Lula, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) escreveu que "a hora do mito também vai chegar", referindo-se a Bolsonaro.

Já o ex-procurador da Lava Jato e ex-deputado federal com mandato cassado em 2023, Deltan Dallagnol (Novo-PR), questionou a legalidade da prisão preventiva. "O que mudou senão o enfraquecimento da própria delação? Contudo, isso não é requisito de preventiva." O ex-deputado também voltou a criticar o STF: "o Supremo segue sendo supremo, colocando-se acima da lei. O Supremo pode tudo".

O senador Carlos Portinho (PL-RJ) também sugeriu a não observância do processo legal na prisão de Cid. "Num Estado policialesco, primeiro prendem e torturam. Ou vice-versa. E deixam preso até confessar o que querem ouvir. Além dos prazos legais ou razão."

Os bolsonaristas também questionam a veracidade da delação premiada do tenente-coronel. O deputado federal Delegado Zucco (PL-RS) escreveu que já esperava que Cid fosse preso e que a "liberdade de expressão" deveria ser defendida por todos.

"Já era esperado que isso viesse a acontecer. Num Estado Democrático de Direito, a liberdade de expressão deveria ser defendida por todos. Infelizmente, não é isso que constatamos no Brasil de hoje. Agora cabe a resposta: é verdade o que Mauro Cid denunciou?", questionou. Bolsonaro e aliados são investigados no inquérito sobre suposta tentativa de golpe de Estado.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) questionou se a prisão não confirma as declarações de Cid nos áudios vazados. Nas gravações, Cid diz que a investigação sobre tentativa de golpe é "narrativa pronta". "A prisão do Cid não seria uma confirmação da veracidade do conteúdo do áudio dele?", perguntou.

Também no X, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) afirmou que um grupo de senadores vai propor uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar "acusações de crimes nas apurações do STF a cargo da PF". "O relato do ex-ajudante de ordens do governo anterior é muito grave e parece ser mais crível ainda devido à espontaneidade e por ele ter gravado o áudio enquanto estava solto", disse.

A família Bolsonaro ainda não se pronunciou a respeito da prisão de Cid. O ex-presidente, os filhos políticos dele e a esposa Michelle não postaram nas redes sociais sobre a nova prisão do ex-ajudante de ordens da Presidência. Mais cedo, o advogado Fábio Wajngarten defendeu a queda do sigilo dos depoimentos do tenente-coronel após o vazamento dos áudios.

O ex-ajudante de ordens da Presidência foi um dos presos da Operação Venire em maio de 2023. Ele assinou um acordo de delação premiada e foi solto em 9 de setembro. Hoje, é um dos 17 indiciados pelos crimes de associação criminosa e de inserção de dados falsos no sistema do Ministério da Saúde, assim como Bolsonaro. Ele ficará preso novamente na Polícia do Exército, em Brasília.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;