Setecidades Titulo Circulação
SATrans assume gestão do terminal rodoviário

Inaugurado em 2000 sob gestão privada, espaço em Sto.André será administrado por empresa municipal a partir de abril

Renan Soares
22/03/2024 | 07:04
Compartilhar notícia
FOTO: Claudinei Plaza/DGABC, 29/12/22


A SATrans (Santo André Transportes), empresa que administra o transporte público andreense, vai assumir em 3 de abril a gestão do Tersa (Terminal Rodoviário de Santo André), localizado próximo à estação Prefeito Saladino da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e à Avenida dos Estados. Em funcionamento desde 2000, o local era administrado pela iniciativa privada e já havia recebido críticas sobre o estado de conservação.

O decreto foi publicado nesta semana e define a SATrans como nova gestora do espaço, tendo que realizar a manutenção, com direto à exploração. A empresa já é responsável pela formulação, implantação, planejamento, supervisão, controle, execução e fiscalização da política de transportes públicos do município. A SATrans está à frente do processo de transição para que os passageiros e a operação não sejam impactados pela mudança.

“O objetivo é modernizar todo o espaço, primeiramente para oferecer mais segurança e conforto aos usuários, além de atrair mais lojistas com interesse em abrir o seu negócio no local”, afirma a nota da Prefeitura de Santo André. “A SATrans projeta que todo o espaço do terminal seja utilizado para uso comercial com objetivo de gerar mais emprego e renda aos andreenses, além de aumentar o fluxo de pessoas”.

De acordo com o novo decreto, as receitas virão por meio das atividades já realizadas no Tersa, como as taxas de embarque e estacionamento, além de publicidade e aluguel para comércios espalhados pelo local. Também está previsto, a médio e longo prazo, aumentar a quantidade de partidas para diversos destinos.

Nos últimos anos, o Diário publicou reclamações dos usuários em relação ao local cedido à iniciativa privada. Más condições das calçadas, falta de sinalização de trânsito, escada rolante sem funcionar, e área de embarque e desembarque direcionada apenas para táxis foram algumas das queixas. Além disso, passageiros apontaram falta de segurança no entorno do terminal. O contrato de concessão com a iniciativa privada foi encerrado após fim do prazo de 25 anos.

TERSA

O local foi inaugurado em 2000 pela administração municipal em parceria com a iniciativa privada. Com dois pavimentos, o terminal está localizado no estacionamento do Anel Viário Metropolitano (Avenida Prestes Maia) com a Avenida dos Estados, interligado à estação Prefeito Saladino da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). 

“Sua localização privilegia o acesso aos sete municípios da região, mas também aos bairros limítrofes de São Paulo, como São Mateus, Vila Prudente, Sapopemba e Ipiranga. No pavimento inferior estão localizadas as bilheterias, as plataformas de embarque e a área de espera para o embarque, que dispõe ainda de som ambiente e segurança 24h. Localizam-se nesta área as lojas, lanchonete, cafeteria, banheiros, banca de jornal com acesso à internet e caixas 24h”, descreve o Tersa em suas plataformas digitais.

O terminal possui ainda guarda-volumes e telefones públicos. O Tersa estima que cerca de 150 mil passageiros transitam pelo local mensalmente, embarcando ou voltando de um dos 700 destinos atendidos pelas empresas que operam no espaço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;