Política Titulo Anúncio
Vereador Paulo Chuchu se filia ao PL com ficha abonada por Bolsonaro

São-bernardense é cotado para ser candidato a vice-prefeito em chapa de Alex Manente, que confirma aproximação com bolsonaristas

Artur Rodrigues e Evaldo Novelini
21/03/2024 | 17:05
Compartilhar notícia
FOTO: Reprodução/Instagram


O vereador de São Bernardo Paulo Chuchu se filiou ao PL nesta quinta-feira (21). O político havia sido eleito pelo PRTB em 2020 com 2.908 votos. Cotado para ser candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo deputado federal Alex Manente (Cidadania), o parlamentar teve a ficha de filiação abonada pelo ex-presidente da República Jair Bolsonaro.

"Estou tendo a satisfação de abonar a ficha de filiação do vereador Paulo Chuchu, que é o nosso pré-candidato à Vice-Prefeitura de São Bernardo. Bem-vindo e boa sorte, que você realmente atinja os seus objetivos, que serão os objetivos da população desta grande cidade do ABCD", disse Bolsonaro em vídeo divulgado pelo vereador. O ex-presidente completou ontem 69 anos de vida. 

"Hoje (quinta) é o dia do aniversário do eterno presidente da República, mas o presente foi meu. Na data de hoje, 21/4/2024, assinei minha ficha de filiação ao Partido Liberal, devidamente abonada pelo nosso maior líder político da história brasileira!", postou Paulo Chuchu em uma rede social.

Em um dos comentários da postagem, Alex Manente cumprimentou o vereador pela chegada ao novo partido. “Parabéns, Paulo Chuchu! É reconhecimento pelo seu trabalho!”, escreveu o deputado. 

Chuchu tem pleiteado a migração ao PL desde o ano passado. A aproximação se intensificou no início deste mês, depois que o grupo bolsonarista passou a fazer pressão para que o vereador seja indicado como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Alex Manente. A ideia do partido é nacionalizar a disputa em São Bernardo após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que derrotou Bolsonaro no pleito de 2022, dizer que vai se empenhar pessoalmente na campanha eleitoral do município, onde o partido lançará o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira. 

Fato que reforça essa hipótese, para além da filiação no novo partido, é o apoio já declarado de Paulo Chuchu a Alex. Em entrevista concedida ao Diário em outubro do ano passado, o vereador disse que o nome do deputado era o mais distante do PT entre os possíveis candidatos a prefeito de São Bernardo. 

“Eu não vejo candidato com mais chance no cenário atual de hoje do que o Alex Manente”, declarou Chuchu na ocasião. “Não fechamos nada ainda, mas hoje o cenário mais favorável para me manter distante da esquerda seria o Alex”. 

DEBANDADA

Em meio à aproximação de Paulo Chuchu ao PL, o diretório do partido em São Bernardo passou por mudanças. Presidente e vice da direção municipal, Fernando Longo e Júlia Benício, respectivamente, anunciaram no dia 11 de março suas renúncias aos cargos.

Fortes aliados do prefeito são-bernardense Orlando Morando (PSDB) - Fernando é secretário-adjunto de Coordenação Governamental e Júlia é secretária de Governo - os dois comandavam o partido desde junho do ano passado. Segundo apuração do Diário, as renúncias aconteceram por dificuldade em obter acordo com a alta cúpula do PL no Estado. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;