Nacional Titulo
Lula lança Plano Juventude Negra Viva, que envolve ações de 18 ministérios
21/03/2024 | 12:17
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou na manhã desta quinta-feira, 21, o governo federal lançou o Plano Juventude Negra Viva, que envolve ações de 18 ministérios. Conforme antecipou o Estadão/Broadcast, o Plano Juventude Negra Viva traz ações transversais em 18 pastas para combate ao racismo e preservação da vida da população negra. O plano inclui medidas que vão desde a aquisição de câmeras corporais para uso policial até programa de incentivo a cursinhos populares.

As ações incluídas no plano somam pelo menos R$ 665 milhões em iniciativas específicas voltadas para a população negra. O plano, que terá 200 ações e 43 metas específicas, é liderado pelo Ministério da Igualdade Racial, que articulou o conjunto de compromissos das outras pastas da Esplanada.

Um dos principais eixos do plano, a segurança pública será contemplada em pelo menos duas grandes ações tocadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública: o incentivo e aquisição de câmeras corporais para uso policial e o incentivo aos Centros Comunitários pela Vida (Convive). O MJSP prevê um investimento de cerca de R$ 13 milhões para a aquisição das câmeras corporais, que são defendidas pela gestão do ministro Ricardo Lewandowski como instrumento importante para redução da letalidade policial, que acaba vitimando majoritariamente a juventude negra.

Outro pilar do plano é o estabelecimento de cotas étinico-raciais para incentivo da entrada de jovens no sistema de ensino e mercado de trabalho. Além disso, estipula cotas étnico-raciais na implementação dos Programas e Linhas de Fomento Específicos na cultura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;