Nacional Titulo
Supremo se pauta pelo que é provocado, diz Gilmar Mendes sobre temas de meio ambiente
19/03/2024 | 12:43
Compartilhar notícia


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse que o Supremo tem trabalhado as pautas ambientais de acordo com o que tem sido provocado. "De vez em quando, tem-se a impressão de que o Supremo vive à caça de polêmicas. Vocês não vão encontrar uma banca no Supremo caçando processos", disse durante o evento "Descarbonização: Rumo à Mobilidade de Baixo Carbono no Brasil", realizado pelo Esfera Brasil e MBCBrasil em Brasília.

O ministro destacou que a pauta mais imediata sobre meio ambiente em curso no tribunal é a análise da ação do PRTB contra trechos do Renovabio, o programa nacional de biocombustíveis. A ação pede inconstitucionalidade de pontos como a regra sobre a comercialização dos Créditos de Descarbonização (CBios).

Perguntado sobre a harmonia com o Congresso na avaliação de processos que contrariam parlamentares, Gilmar Mendes disse que foi o próprio parlamento que definiu o papel do Supremo. "De alguma forma, parlamentares que se julgam perdedores em discussões de projetos, recorrem ao Supremo", explicou sobre a dinâmica que resulta no acúmulo de processos polêmicos na Corte.

Sobre outras pautas ambientais, disse que o Supremo está definindo uma pauta geral de meio ambiente, sem citar exemplos. "A Constituição assegura que todos tenham um meio ambiente saudável. Temos avançado muito", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;