Aniversário - Ribeirão Pires Titulo Aniversário Ribeirão Pires
Ribeirão aposta em ações de sustentabilidade

Painéis solares foram instalados em telhados de prédios; recarga de veículos elétricos está disponível

Da Redação
19/03/2024 | 08:05
Compartilhar notícia


Quem observa Ribeirão Pires do alto, utilizando drone, consegue notar as primeiras mudanças rumo à sustentabilidade. Na região central, os telhados da Secretaria de Assuntos Jurídicos, no Paço Municipal, e do Terminal Rodoviário ganharam painéis para captação e geração de energia solar. Em Ouro Fino, a Escola Municipal Palmira Antônio Pereira também recebeu as placas que transformam a luz do Sol em combustível limpo para manter toda a estrutura elétrica da unidade de ensino em funcionamento. Ganho para o meio ambiente e economia para os cofres públicos. 

A inovação não para por aí: ainda no Paço Municipal, foram instalados dois pontos para o abastecimento de carros elétricos. Novidade que já foi utilizada e aprovada por Marcelo da Silva, 52 anos, morador do Santa Luzia. “Eu fui informado pela Guarda Municipal que tinha este carregador elétrico, disponível para uso. Gostei da oportunidade. Esta foi a primeira vez que utilizei e espero fazer em outras oportunidades. E aqui também tem os painéis de energia solar, que ajudam a não degradarmos o meio ambiente”, observou o proprietário de um veículo BYD. 

As ações de preservação ambiental fazem parte dos esforços da cidade em atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), com sua Agenda 2030. Entre outros destaques, a Prefeitura conta com Departamento de Proteção à Fauna e à Flora. 

Recentemente, a Prefeitura de Ribeirão Pires lançou o programa ‘Tigela Cheia’, inspirado no Moeda Pet de Santo André. Cada quilo de garrafas plásticas é trocado por um quilo de ração para cães ou gatos. Menos descarte de materiais em aterros sanitários, auxílio aos animais em maior vulnerabilidade da cidade e reforço na renda dos trabalhadores da Cooperpires – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;