Economia Titulo Perspectivas
Ciesps realizam primeira ação em conjunto e miram atrair empresas

Representantes das indústrias de Santo André e de São Bernardo dão andamento à proposta de união foi formalizada no fim de 2023

Nilton Valentim
18/03/2024 | 08:59
Compartilhar notícia
FOTO: Nario Barbosa/DGABC


Os Ciesps (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Santo André e São Bernardo realizaram a primeira atividade em conjunto em 2024, seguindo o compromisso firmado no ano passado de trabalhar a união das entidades. “O Ciesp é a principal entidade no Estado de São Paulo que representa os interesses da indústria. A união entre as regionais de São Bernardo e Santo André é um passo importante em direção ao fortalecimento das indústrias das cidades, aumentando a geração e emprego e renda, além de ser determinante para juntos encontrarmos forma de protegermos e desenvolvermos a indústria da nossa região”, explicou Mauro Miaguti, diretor do Ciesp de São Bernardo.

Em dezembro, a manifestação das duas entidades no sentido de agirem em conjunto foi destacada como manchete do Diário.

Durante o evento Miaguti defendeu o que chama de ‘uso de poder de compra’, com o objetivo de, não apenas manter e fortalecer as empresas da região, mas atrair novas: “Precisamos de uma estratégia urgente para a nossa região. É o que eu chamo de uso do poder de compra. Pegar as empresas que já estão instaladas aqui e trazer possíveis fornecedores, parte da fabricação, para a nossa região. Nós temos espaços disponíveis, mas o que não temos é estratégia para listarmos quais são essas empresas, onde elas estão instaladas e fazer um convite para que elas tragam parte da produção para mais próximo do seu cliente. Com isso, essas empresas ganham em logística, em tributação, precisamos fazer um plano de incentivo”, disse.

No encontro foi realizada palestra com o tema ‘Os desafios e oportunidades da indústria de ônibus elétricos’, com a diretora-executiva da Eletra, Ieda Maria Oliveira. Ela falou sobre a importância do transporte sustentável no País, o crescimento do mercado de ônibus elétricos nos últimos anos e as perspectivas. 

“Precisamos valorizar o conhecimento e isso vale para as empresas, vale para o País. O Brasil tem competência e precisamos aprender a valorizar isso. O Brasil precisa aprender a fazer políticas públicas”, afirmou Ieda durante o evento. 

Ela também destacou a importância de investir na formação de pessoas para atuar nas empresas. “É fundamental a parceria com escolhas como o Senai. Na empresa nós damos cursos para operador de ônibus, manutenção. Por meio da transferência de conhecimento temos como crescer muito”, destacou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;