Editorial Titulo Editorial
Induzir a leitura
Da Redação
17/03/2024 | 08:34
Compartilhar notícia


Os moradores do Grande ABC são bons leitores. Embora a pesquisa sobre os hábitos culturais promovida pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), do governo paulista, aponte evidente preferência por espetáculos, as duas cidades da região que integram o mapeamento, Santo André e São Bernardo, não fazem feio no quesito leitura. De acordo com o estudo, a maioria da população dos dois municípios disse ter lido ao menos um livro no último ano – são 13,6% os andreenses que concluíram mais de cinco títulos no período, assim como 13,4% dos são-bernardenses. Como livros são caros, é de se supor que, se a oferta de bibliotecas públicas fosse maior, os índices seriam melhores.

Os resultados da pesquisa no que diz respeito à frequência dos moradores da região nas bibliotecas, esses sim são decepcionantes. Em Santo André, o público que costuma ir aos locais para leitura ou empréstimo de livros foi de apenas 14%, enquanto que em São Bernardo chegou a 19,6% – média de 16,8%. É como se oito habitantes do Grande ABC em cada grupo de dez ignorassem esses espaços que, em qualquer lugar do mundo civilizado, são procurados para atividades de lazer e de estudo. Talvez esse descaso pela atividade intelectual esteja na raiz da polarização da sociedade, fenômeno antes restrito ao futebol e que, recentemente, espalhou-se pelas mais variadas searas, inclusive a política.

São amplamente conhecidos os benefícios da leitura na promoção do bem-estar do indivíduo e também no desenvolvimento da sociedade – basta ver que países mais ricos são, geralmente, os que possuem leitores mais ávidos –, daí a necessidade de os gestores públicos olharem com mais atenção para as bibliotecas municipais, a maior parte delas sucateadas ou com acervos desatualizados. Se os prefeitos, atuais e futuros, se comprometerem a melhorar a infraestrutura desses espaços culturais, é possível que a região melhore consideravelmente seu desempenho nas próximas pesquisas do Seade. Como bem disse o escritor Monteiro Lobato (1882-1948), um país se faz com homens e livros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;