Setecidades Titulo Operação Ornitorrinco
Receita mira sonegação e lavagem em recuperação de créditos tributários

Falsa consultoria causa prejuízo de R$ 231 mi; região tem empresas no foco

Da Redação
15/03/2024 | 08:55
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação


A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, ontem, a Operação Ornitorrinco. O objetivo foi obter provas adicionais relativas à estrutura de consultoria que abusa do instituto da Declaração de Compensação, além de possíveis crimes de falsidade de documentos e lavagem de dinheiro.

A abrangência das fraudes alcança compensações superiores a R$ 231 milhões e envolve 210 contribuintes de 67 cidades de 15 estados no País. Na região oito empresas contrataram os serviços, quatro delas em São Bernardo, duas em São Caetano, uma em Diadema e outra em Santo André.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em residências e empresas dos investigados e de pessoas ligadas à suposta organização criminosa. As ações ocorreram em São Paulo e em Santana de Parnaíba.

A organização investigada se aproximava de empresários e vendia solução para redução de carga tributária. A falsa consultoria transmitia à Receita Federal Declaração de Compensação fraudulenta em nome da empresa devedora através de um certificado digital de uma interposta pessoa (laranja), informando que a empresa tinha um crédito junto à Receita Federal que seria suficiente para quitar os débitos. Mas os créditos informados não existiam, e depois os débitos voltavam a ser cobrados pela Receita Federal.

A consultoria era remunerada pelo serviço em valores correspondentes a menos de 70% dos impostos compensados fraudulentamente, o que era vantajoso financeiramente para quem a contratava. Os controladores da falsa consultoria já são fiscalizados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;