Economia Titulo Dia do Consumidor
Enel lidera o ranking de reclamações em Sto.André

Empresa motivou 630 atendimentos no Procon da cidade; Sabesp ficou em segundo

Nilton Valentim
15/03/2024 | 08:36
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Banco de Dados/DGABC


 A Enel liderou o número de reclamações feitas no Procon Santo André em 2023, com um total de 630 atendimentos. Os dados fazem parte do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, que será divulgado hoje, no Dia Internacional do Consumidor. A maioria das reclamações diz respeito à má prestação de serviço e contas altas.

No ranking das dez empresas com mais reclamações registradas, o segundo lugar ficou para a Sabesp, com 365 atendimentos. O teceiro lugar geral foi ocupado pelo Bradesco (339 atendimentos).

Em seguida estão as empresas de telecomunicações Claro (quarto lugar, com 192 atendimentos) Vivo (quinto lugar, com 152 atendimentos) e Tim (sexto lugar, com 115 atendimentos). A maioria das queixas é relacionada a cobranças indevidas, como pequenos valores lançados na conta do consumidor de serviços não contratados. Além disso, questões contratuais e má qualidade na prestação dos serviços completam a lista.

Na sequência, as empresas do mercado financeiro também figuram na lista em grande volume, ocupando o sétimo lugar o Banco Itaucard (100 atendimentos), em oitavo lugar a Caixa (99 atendimentos), em nono lugar o Banco BMG (99 atendimentos), e em 10º lugar Banco Santander (95 atendimentos). A maior parte das reclamações envolve golpes em idosos, empréstimos consignados e cartões não solicitados pelo consumidor e cobranças indevidas.

“É de suma importância que os consumidores tenham acesso a essa lista, pois assim o mesmo terá acesso às empresas que prestam bons serviços à população, além da taxa de resolução dos problemas, caso haja algum. Vale dizer que o Procon Santo André está à disposição do consumidor para auxiliá-lo com essas demandas”, destaca a diretora do Procon Santo André, Doroti Gomes Cavalini.




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