Setecidades Titulo Vistoria
Sto.André ampliará capacidade do piscinão da Vila América

Troca de bombas vai quintuplicar vazão de água do reservatório para o Córrego Guarará; novas obras somam investimento de R$ 66 milhões

Da Redação
15/03/2024 | 08:43
Compartilhar notícia
FOTO: Eduardo Merlino/PSA


O piscinão da Vila América, em Santo André, passará por intervenções em abril para melhorar a drenagem de água na região. De acordo com a Prefeitura, três bombas serão substituidas por cinco novas submersíveis. A troca aumentará a capacidade de vazão do reservatório para o Córrego Guarará. 

Além das intervenções no piscinão, nas próximas semanas começarão as obras das sete piscininhas que serão construídas na bacia do Córrego Guarará, na Vila Pires. Também será implantada uma galeria na Avenida Queirós Filho, a partir da qual a captação da água será direcionada diretamente ao Córrego Guarará – atualmente, o volume corre superficialmente pelas ruas adjacentes.

As intervenções têm valor estimado em R$ 66 milhões e serão custeadas pela CAF (Corporação Andina de Fomento), o Banco de Desenvolvimento da América Latina. 

O prefeito Paulo Serra (PSDB) afirmou que, atualmente, as bombas do piscinão da Vila América conseguem tirar 400 litros de água por segundo. Com as mudanças, passarão a drenar 2.000 litros por segundo. 

“Este é um piscinão de passagem. Existe um problema crônico em nosso município de enchente, frente às mudanças climáticas que enfrentamos. Iniciaremos em abril uma série de obras, com soluções sintonizadas com o que estão fazendo no mundo inteiro, para enfrentarmos essas chuvas e mudanças climáticas. Vamos minimizar de forma muito significativa as questões das enchentes na Vila América”, disse o chefe do Executivo andreense. 

Os novos equipamentos vão bombear a água do reservatório por uma tubulação de recalque até a jusante do Córrego Guarará, entre o Carrefour e o Atacadista Roldão, na Avenida Pedro Américo, que passou por desassoreamento e alargamento.

Também será realizado o alteamento viário ao redor do piscinão, na região da Praça 14 Bis, outro ponto com histórico de alagamento. 

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

As intervenções em drenagem fazem parte de um pacote de medidas voltadas a tornar Santo André uma cidade mais resiliente no enfrentamento às mudanças climáticas. 

“Fomos à COP 28 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023) em Dubai, para entender melhor como cidades como a nossa enfrentam as alterações do clima. Essas chuvas são resultado dessa mudança extrema e de fenômenos climáticos cada vez mais extremos”, afirmou Paulo Serra.

Em dezembro, Serra discursou na COP 28 no painel Adaptação à Mudança: Percepção sobre a Resiliência Hídrica nas Cidades Brasileiras, promovido pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). 

Cidade cria telemonitoria para dengue

Santo André criou mais um serviço para acolher o munícipe diagnosticado com dengue. Depois de inaugurar o Centro de Referência para Dengue na última segunda-feira (11), a Secretaria de Saúde passou a disponibilizar o telemonitoramento para casos positivos da doença, no qual os pacientes são monitorados a cada 24 horas por meio de ligações telefônicas até receberem alta médica.

Os pacientes alvo do serviço são aqueles que estiveram no Centro de Referência para Dengue, nas seis UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) ou no PA (Pronto-Eles são acompanhados, por telefone, por alunos do curso de Medicina da FMABC (Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC), orientados por preceptoria médica e de enfermagem.

O serviço começou a funcionar na última segunda-feira e 27 munícipes estão sendo acompanhados pela equipe, sendo que quatro tiveram complicações identificadas e foram orientados a retornar às UPAs. 

“Santo André se destacou na condução da pandemia da Covid com a criação de serviços de acolhimento e acompanhamento dos munícipes. Estamos usando essa experiência adquirida para dar suporte neste momento de alta de casos de dengue, com a criação do Centro de Referência e agora esse serviço de telemonitoramento. É importante que as pessoas se sintam respaldadas e cuidadas. Esse é o nosso principal objetivo”, afirmou o prefeito Paulo Serra (PSDB).

“É um serviço que funcionou muito bem durante a pandemia e que permite um acompanhamento mais próximo do estado de saúde do munícipe, evitando que haja o agravamento do caso. Nossa prioridade é acolher e cuidar do andreense infectado pela dengue até que ele esteja de alta médica e possa retomar as suas atividades cotidianas”, destacou o secretário de Saúde, Gilvan Junior. 

O telemonitoramento é conduzido pela Escola da Saúde, área de educação permanente e de formação da Secretaria da Saúde. 

Já o Centro de Referência para Dengue está localizado na Rua Xavier de Toledo, 517, e atenderá os munícipes andreenses com suspeita da doença de segunda a sexta, das 7h às 21h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;