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BRT-ABC avança em S.Bernardo com início da segunda fase da obra

Intervenções começaram na Avenida Lauro Gomes, após cruzamento com a Winston Churchill, e serão estendidas até o Sacomã, na Capital

Renan Soares
14/03/2024 | 08:41
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FOTO: Divulgação


A segunda fase de construção do BRT-ABC já é realidade. Os avanços têm sido feitos na Avenida Lauro Gomes, em São Bernardo, especificamente após o cruzamento com a Avenida Winston Churchill, onde está em andamento a remoção do asfalto. O corredor de ônibus de alta velocidade ligará São Bernardo ao metrô da Capital, passando por Santo André e São Caetano. A data prevista para a inauguração é 2025, segundo a Next Mobilidade, entidade que supervisiona o projeto.

A segunda fase do projeto BRT-ABC foi iniciada com a construção de uma pista que vai da divisa de São Bernardo até o terminal Sacomã do metrô. Após a emissão da licença ambiental exigida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) em janeiro, as intervenções no trajeto foram liberadas.

Está incluída na licença a cobertura de diversas áreas, como a Avenida Lauro Gomes, que serve como ligação vital entre Santo André, São Bernardo e São Caetano. Adicionalmente, a permissão abrange as ruas Michel Saliba, Aida, do Grito e Avenida Marginal, já na Capital. A segunda fase do projeto possui uma distância de 15 quilômetros e compreende 13 paradas designadas, três viadutos, quatro pontes e cinco passarelas.

O BRT-ABC é um sistema rápido de ônibus elétricos movidos à bateria, com recarga por rede aérea. No total, o modelo viário terá 18 quilômetros de extensão. Na região, o modal surgiu como substituto da Linha 18, cujo contrato chegou a ser assinado em 2014 pelo então governador Geraldo Alckmin (à época no PSDB, hoje no PSB). 

Em julho de 2019, primeiro ano da gestão de João Doria à frente do Palácio dos Bandeirantes, o novo modal foi anunciado sob o argumento de que o projeto é financeiramente mais viável. O avanço da Linha 18, inclusive, esbarrou no fracasso do governo do Estado em angariar financiamento externo para bancar as desapropriações, primeira etapa do projeto. 

O investimento total previsto no modal será em torno de R$ 860 milhões, com capacidade para transportar 600 mil passageiros por dia útil – com demanda inicial estimada em 173 mil – e frota de 92 ônibus elétricos. Gerenciada pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), a construção e operação do BRT-ABC está sob responsabilidade da Next Mobilidade, empresa que já opera o Corredor ABD de trólebus e ônibus intermunicipais da Área 5. 

Ao todo, o Grande ABC será contemplado com estações em São Bernardo (Metrópole, Aldino Pinotti, Abrahão Ribeiro, Afonsina, Rudge Ramos, Senador Vergueiro, Winston Churchill e Vila Vivaldi); em Santo André (Fundação do ABC) e São Caetano (Instituto Mauá, Vila Império, Jardim São Caetano, Estrada das Lágrimas, Cerâmica, CEU Meninos, Goiás e Almirante Delamare). 

1ª FASE

A etapa inicial do projeto BRT-ABC já está próxima de ser finalizada, conforme o cronograma pré-determinado, que inclui a parada localizada em frente ao Shopping Metrópole, no Centro de São Bernardo. 

A parada Metrópole está preparada para oferecer uma variedade de comodidades, incluindo ar condicionado, conectividade Wi-Fi, emissão de bilhetes pré-embarque, acesso conveniente no nível do veículo e instalações adaptadas para acomodar pessoas com deficiência. Esta parada específica servirá de protótipo para as outras 15 paradas planejadas ao longo da rota designada.

Além disso, será implantado no local o Sistema de Transporte Inteligente, que engloba um amplo conjunto de recursos tecnológicos para gerenciar com eficácia toda a operação. Este sistema fornecerá aos administradores do BRT-ABC dados atualizados sobre horários, situações de trânsito e capacidade dos ônibus, garantindo uma coordenação perfeita entre as diversas paradas e o próximo Centro de Controle Operacional situado no Terminal de São Bernardo.

O início da Fase 1 ocorreu nas Avenidas Aldino Pinotti e Lauro Gomes, com término na Avenida Winston Churchill, em Rudge Ramos, adjacente a São Caetano. As tarefas desenvolvidas neste segmento específico abrangeram a preparação do pavimento e a concretagem de um troço de 2,5 quilômetros da pista em São Bernardo.




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