Cultura & Lazer Titulo Todas as palavras
Escritoras lançam seus livros no Carlos Gomes

Projeto Mulheres Em Cantadas abre espaço para a apresentação de obras de vários gêneros

Da Redação
14/03/2024 | 07:56
Compartilhar notícia
FOTO: Alex Cavanha/PSA


A programação do último final de semana do projeto Mulheres Em Cantadas, que traz o lançamento de livros de cinco escritoras de Santo André dos mais variados estilos, por meio do projeto Sacadas Literárias, e apresentações musicais como a do grupo o Solaris Vocal e a Roda de Choro Delas, além do bloco Mulheres do ABC.

O projeto Sacada Literárias é uma iniciativa realizada pela Secretaria de Cultura que lança livros de escritores da cidade e contará com uma edição especial no Mês da Mulher, dentro da programação do Mulheres Em Cantadas.

Amanhã, a partir das 18h, quatro autoras estarão apresentando suas obras. Thina Curtis, andreense, mãe, avó, poeta, quadrinista, roteirista, arte-educadora, palestrante e produtora cultural, referência nacional e internacional nos fanzines, lança a obra BraZineira’s. A publicação contém 36 relatos de mulheres que atuam em várias expressões artísticas no universo zineiro. 

Já a autora Benedita Lopes – andreense, negra de pai e mãe, filha de Belchior dos Reis Lopes e Josefina Maria de Jesus Lopes – lança o livro solo Porções para se Acordar Presente. Escrito por Benedita durante o confinamento imposto pela Covid-19, foi a forma que a autora encontrou para manter sua própria sanidade/humanidade e de espalhar poesias que têm um quê de oração.

Sonia Nabarrete lançará a coletânea Amor Em Qualquer Tempo, com poemas publicados pela Editora Feminas. O livro é carregado de erotismo e bom humor, que são marcas da autora.

A escritora Amanda Bertoncini lança o livro A Velha Senhora. A obra traz a história de Afonsina, uma senhora de 81 anos que fica viúva após 67 anos de casamento e, em vez de ficar triste, tem um sentimento de vazio e de liberdade. A neta Vitória tenta apoiá-la, mesmo não entendendo os reais motivos para isso. Juntas, elas trilham um caminho de conflitos e encontros.

O projeto Sacadas Literárias continua no sábado, às 14h, com o lançamento da obra da escritora Paola Zanei. Seu livro Poemas Para Queimar Certezas traz 123 poemas sobre temas como o desejo, o amor, o desencontro, a maturidade, a feminilidade, o peso do cotidiano, a rotina e a superação.

O nome vem do hábito da autora de fazer questionamentos sobre a vida em suas criações e, ao perguntar a si mesma sobre as questões humanas, coloca a questão na cabeça do leitor também, incentivando-o a olhar para si mesmo e, muitas vezes, encontrar identificação.

“Escrevo desde os 14 anos, ou seja, são quase quatro décadas de uma produção que foi crescendo e amadurecendo comigo”, explica Paola. “Fiz um recorte mais recente, dos últimos anos, para formar o livro. Hoje sou mais ácida, mais questionadora, mais experiente e tudo isso passa para a poesia”, completa.

A coletânea é divida em quatro momentos: ‘Desejo, Amor e Aquilo que não deu certo’, ‘As dúvidas, As certezas e A viagem ao centro de si’, ‘A rotina, O tempo e A maturidade duvidosa’ e ‘Descobertas, Pirações e Alguns conselhos sinceros’.

“Precisei começar a dar vazão aos meus poemas. Não fazia sentido deixar os textos guardados. Passei a publicá-los nas redes sociais (@piracoespoeticas), com um retorno muito bom das pessoas. Aí percebi que, realmente, organizar o livro era o sonho da minha vida”, relembra.

Realizar o lançamento no Cine Carlos Carlos Gomes torna ainda mais especial. “Meu pai era ator da cidade e se apresentava naquele local. Frequento desde criança e poder lançar meu livro lá completa minha realização”, finaliza Paola.

O livro conta com diagramação e ilustrações de Nádia Burghi. Os exemplares já estão disponíveis na Amazon, no Mercado Livre e no site da Pod Editora. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;