Setecidades Titulo Após reintegração
Prefeitura de Diadema realiza vistoria em terreno invadido no Eldorado

Equipes da Secretaria de Habitação demarcam número de barracos localizados na área

Thainá Lana
Do Diário do Grande ABC
13/03/2024 | 16:17
Compartilhar notícia
Vereador Eduardo Minas (Progressistas) acompanhou equipe da Prefeitura (FOTO: Claudinei Plaza/DGABC)


Equipes da Prefeitura de Diadema realizam na tarde desta quarta-feria (13) vistoria em terreno invadido, no bairro Eldorado. Funcionários da Secretaria de Habitação contabilizam o número de barracos e de famílias que estão vivendo em área privada na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Eldorado. No total, foram identificados 13 imóveis.

A ação faz parte do acordo realizado nesta manhã entre funcionários da Prefeitura e moradores. No encontro, ficou decidido que a área invadida será congelada até decisão judicial, ou seja, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Diadema não poderá realizar novas ações de reintegração e os moradores não poderão construir novos barracos. 

Participaram da reunião uma comissão de moradores, os vereadores Eduardo Minas (Progressistas) e Robson Santos (União Brasil), que acompanham o caso deste o início, a secretária de Habitação, Patrícia Carla da Silva Cavalcanti, e o secretário de governo, Mario Real, entre outros representantes. 

AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE

No início do mês, a GCM realizou ação de desocupação em terreno privado no bairro Eldorado. Na ocasião, 18 barracos em construção ou recém-construídos foram demolidos e quatro pessoas ficaram feridas por conta da ação da guarda. 

Uma das pessoas teve queimaduras no rosto, segundo afirma a vítima, um guarda teria o empurrado em direção aos pneus em chamas, que estavam sendo usados como barricada para impedir a entrada da GCM no local. 

INVESTIGAÇÃO 

O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) acatou a denúncia dos vereadores Eduardo Minas e Robson Santos e iniciou uma investigação sobre a ação de reintegração de posse promovida pela GCM de Diadema. 

No ofício enviado ao órgão, os parlamentares questionam a violência empregada pela guarda contra os moradores e o uso da máquina pública durante a reintegração de posse em um terreno privado. Atualmente, a área está em disputa judicial pela moradora Jandira Roberta da Silva e a Associação Pró-Moradia Liberdade, presidida até pouco tempo pelo ex-secretário de habitação de Diadema Ronaldo Lacerda (PDT).

Os vereadores também solicitaram que o MP investigue um possível conflito de interesses por parte do ex-secretário de Habitação Ronaldo Lacerda, por conta da sua ligação com a entidade que reclama a propriedade do terreno.

 

FOTO: Claudinei Plaza/DGABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;