Economia Titulo Grande ABC pelo mundo
Metalúrgicos iniciam visitas a empresas em cidades chinesas

Delegação de sindicalistas busca atrair indústrias ligadas ao setor da eletromobilidade para se instalarem no Grande ABC

Nilton Valentim
06/03/2024 | 12:46
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação


A delegação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC que está na China tem percorrido empresas ligadas ao setor de veículos elétricos. A intenção é atrair indústrias para se instalarem na região.

Nos dois primeiros dias em solo chinês, o grupo conheceu fabricantes de veículos e de baterias. “A primeira agenda em solo chinês foi com os representantes e trabalhadores da empresa de ônibus Higer”, afirmou o diretor administrativo, Wellington Damasceno em uma rede social. A empresas está localizada no parque industrial de Suzhou, na província de Jiangsu.

Segundo ele, a comitiva visitou as dependências da empresa, conheceu o centro de pesquisa e desenvolvimento, incluindo a propulsão a hidrogênio, veículos autônomos, para “entender o processo produtivo da empresa”.

Na sequência, o grupo foi à Nio Automotive, “uma fabricante chinesa de automóveis com sede em Xangai, especializada em projetar e desenvolver veículos elétricos e autônomos de alto desempenho, carregadores e celulares”, detalhou Aroaldo Oliveria, diretor-executivo do sindicato e presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

Os metalúrgicos foram ainda na na fabrica de baterias CATL, “empresa chinesa líder global do setor que já atingiu 32% do mercado de carros elétricos”, segundo Damasceno, e na montadora SAIC Motor, onde conheceram parte do processo produtivo e operações da montadora chinesa. Eles deverão conhecer também empresas que produzem semicondutores.

Também compõem a comitiva do sindicato o vice-presidente, Carlos José Caramelo e o coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço.

Um dos objetivos da visita será o aprofundamento sobre as novas tecnologias. Outro é conversar com empresas que já estiveram no Brasil e que, inclusive, visitaram o Grande ABC com interesse de se instalar no País e outras que podem vir a montar unidades na região.

O grupo ficará na China até o dia 12 e passará pelas cidades de Shangai, Ningde, Zhengzhou e Pequim.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;