Setecidades Titulo Doação
Região tem campanha para medula óssea

Equipes promoverão coleta de sangue hoje, entre 8h e 14h, no campus universitário da FMABC

Da Redação
06/03/2024 | 08:10
Compartilhar notícia
FOTO: Reprodução


A FUABC (Fundação do ABC) e o Centro Universitário FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) promovem hoje, das 8h às 14h, a primeira campanha para cadastro de doadores de medula óssea das entidades. A ação ocorre em parceria com a Santa Casa de Misericórdia da Capital, uma das poucas instituições habilitadas a fazer o cadastro de interessados no Redome (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea), do Inca (Instituto Nacional de Câncer). 

Para se tornar doador é necessário ter entre 18 e 35 anos, boa saúde e portar documento com foto. Serão coletados 10 ml de sangue do candidato para análise e registro do material no Redome. A ação será aberta ao público e ocorrerá na Sala de Infusão do Prédio Anexo 3, no campus do Centro Universitário FMABC , situado na Avenida Príncipe de Gales, 821, em Santo André.

“Estamos entusiasmados com a possibilidade de trazer para o Grande ABC uma campanha de cadastramento de doadores de medula óssea. Hoje os interessados precisam se deslocar até o Hemocentro da Santa Casa de São Paulo ou ao Hospital São Paulo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), ambos na Capital”, afirmou Fernando Fonseca, vice-reitor da Faculdade de Medicina do ABC. “Nosso objetivo é justamente facilitar o acesso para os moradores da região ao cadastro do Redome e, especialmente, aos alunos do Centro Universitário FMABC, que estão na faixa etária compatível para o cadastramento como possíveis doadores”, completou.

Além da campanha para cadastramento de doadores de medula óssea, FUABC e FMABC organizaram um evento de sensibilização para alunos, colaboradores e demais interessados. No dia 28 de fevereiro, Reinaldo Gomes, presidente da ONG Instituto Augusto Abou na Luta contra o Câncer, esteve no campus universitário para uma palestra de esclarecimento sobre a importância da doação de medula óssea.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;