Internacional Titulo
Agência da ONU acusa Israel de bloquear entrega de alimentos no norte de Gaza
05/03/2024 | 19:27
Compartilhar notícia


O Programa Alimentar Mundial (PAM), braço de assistência alimentar das Nações Unidas (ONU), informou que tentou entregar alimentos urgentemente necessários ao norte de Gaza nesta terça-feira, 5, mas que os militares de Israel impediram o comboio de 14 caminhões.

O vice-diretor executivo da agência da ONU, Carl Skau, disse, em comunicado, que o PAM não desistirá dos seus esforços para entregar alimentos ao norte de Gaza, "onde crianças estão morrendo de doenças relacionadas com a fome e sofrem graves níveis de desnutrição".

Os caminhões ficaram retidos no posto de controle de Wadi Gaza por três horas antes de serem dispensados. O PAM disse que o comboio redirecionado foi, posteriormente, saqueado por "uma multidão de pessoas desesperadas" que levou cerca de 200 toneladas de alimentos. A agência afirmou que os caminhões são a única forma de entregar a quantidade de alimentos necessária para evitar a fome no norte de Gaza.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) informou, nesta terça-feira, que pelo menos 10 crianças teriam morrido devido à desidratação e desnutrição no norte de Gaza.

O PAM também lançou 6 toneladas de alimentos no norte de Gaza com a ajuda da Força Aérea Real da Jordânia, mas Skau chamou os lançamentos aéreos de "um último recurso" que não pode evitar a fome.

"Precisamos de pontos de entrada no norte de Gaza que nos permitam entregar alimentos suficientes para meio milhão de pessoas em necessidade desesperada", disse Skau.

Ele apelou a um acordo de cessar-fogo que permitiria a entrega de alimentos e outra ajuda em todo o território palestino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;