Internacional Titulo
Governo da Argentina leva adiante plano de fechar agência de notícias pública 'Télam'
04/03/2024 | 12:13
Compartilhar notícia


O governo do presidente Javier Milei levou adiante seus planos de fechar a agência de notícias pública Télam. A página na internet do meio está desativada, com uma mensagem de "página em reconstrução", e a imprensa local reporta que foram trancados no fim da noite do domingo (3) os dois prédios em que havia redações do veículo. Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, 4,, o porta-voz presidencial, Manuel Adorni, disse que seriam detalhados nesta semana os planos para encerrar agência, e comentou que as perdas no orçamento público com ela superaram 20 bilhões de pesos argentinos, segundo o jornal Ámbito Financiero.

O veículo reporta que, na madrugada desta segunda-feira, empregados começaram a receber e-mails segundo os quais são dispensados de trabalhar durante sete dias, prazo que começou no domingo. A nota é firmada pelo interventor da agência, Diego Chaher.

A assembleia dos trabalhadores da Télam criou uma conta no X (ex-Twitter). Os funcionários criticam a atuação oficial como "um dos piores ataques à liberdade de expressão nos últimos 40 anos de democracia". Os trabalhadores dizem que a decisão é ilegal, pois não havia aval do Congresso, e sinalizam que podem judicializar o tema. O fechamento do meio fazia parte da chamada Lei Ônibus, mas o texto foi barrado no Legislativo e agora o governo tenta ainda aprovar as medidas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;