Economia Titulo Relações internacionais
Metalúrgicos viajam a China com meta de atrair empresas

Delegação vai visitar indústrias e também conhecer a formação de trabalhadores para produção de veículos elétricos

Nilton Valentim
04/03/2024 | 07:40
Compartilhar notícia
FOTO: Adonis Guerra/SMABC


Uma delegação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC está na China em busca de, entre outras coisas, atrair empresas interessadas em produzir veículos elétricos na região. O grupo ficará no país até o dia 12 e passará pelas cidades de Shangai, Ningde, Zhengzhou e Pequim.

A comitiva é formada pelo diretor administrativo, Wellington Damasceno; pelo vice-presidente, Carlos José Caramelo; pelo diretor-executivo e presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Aroaldo Oliveira; e pelo coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço.

Segundo Damasceno, serão visitadas montadoras de veículos elétricos, além de fábricas de baterias e também de semicondutores. “A gente quer conhecer um pouco sobre as fábricas, qual é o impacto disso, o número de trabalhadores envolvidos e também o tamanho das empresas”, detalha.<EM>

Damasceno explica que um dos objetivos da visita será o aprofundamento sobre as novas tecnologias, “principalmente as que estão voltadas ao setor automotivo, como isso tem impactado na China e como isso pode impactar no Brasil”. 

O segundo ponto é conversar com empresas que já estiveram no Brasil e que, inclusive, visitaram o Grande ABC com interesse de se instalar no País e outras que podem vir a montar unidades por aqui. “A nossa expectativa é conversar com elas e colocar o Grande ABC como um local interessante, que conta com diversos potenciais para receber essas empresas”, afirma.

Em julho de 2023, o sindicato assinou uma carta de intenções com a Chery e a Beijing Peak Automotive, duas empresas chinesas interessadas em fabricar ônibus elétricos e veículos no Grande ABC. 

A delegação do sindicato terá ainda mais duas missões em solo chinês. Uma delas, segundo Damasceno, está voltado à área da comunicação. “Temos interesse nessa pauta para que a gente possa melhorar e utilizar ferramentas que eles já estão usando para melhorar a nossa comunicação, tanto da nossa base como de forma geral.”

A outra está ligada à educação. “A gente vai também visitar algumas escolas de formação profissional. Para saber como eles estão capacitando os trabalhadores pensando nesse modelo de novas tecnologias. Queremos tanto conhecer quanto ver se conseguimos algum tipo de parceria”, aponta. 

INTENÇÕES

Em 2023, os representantes do sindicato e das empresas chinesas assinaram protocolos de intenção de montagem de fábricas na região em encontro realizado em Brasília. 

“A notícia de investimentos desse porte em nossa região é muito positiva, pois traz mais empregos, renda, crescimento industrial e comercial para o Grande ABC. Esses investimentos são fruto dos esforços dos Metalúrgicos do ABC, das frentes parlamentares Brasil-China e BRICS no Congresso Nacional, e da Industrial-Brasil”, destacou na época Moisés Selerges, presidente do sindicato.

“Essa relação e demonstração de possíveis investimentos da Chery, Peak e Sinomach, mostra o quanto o Grande ABC ainda é uma região industrialmente relevante e estratégica para investimentos industriais”, disse Aroaldo Oliveira.

No início do ano passado, Selerges integrou a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que visitou a China. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Notícias relacionadas


;