Cultura & Lazer Titulo Entrevista
Amaury Lorenzo se apresenta na região com o espetáculo 'A Luta'

Destaque em novela da Globo, ator revela as suas expectativas

Renan Soares
29/02/2024 | 09:36
Compartilhar notícia
FOTO: Nando Machado/Divulgação


Destaque como o personagem Ramiro na novela Terra e Paixão, da Rede Globo, o ator Amaury Lorenzo desembarca no Grande ABC para apresentar o monólogo A Luta, com dramaturgia de Ivan Jaf e direção de Rose Abdallah. O artista conduz o espetáculo em São Bernardo, neste sábado, às 20h, no Teatro Lauro Gomes (Rua Helena Jacquey, 171 – Vila Helena), e em São Caetano, no dia 10 de março, às 18h, no Teatro Municipal Santos Dumont (Avenida Goiás, 1,111 – Centro). Ao Diário, Amaury seus desafios e expectativas para as apresentações.

Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos em www.bilheteriaexpress.com.br, a partir de R$ 50. Em março, ainda haverá apresentações em Bragança Paulista (1°), Guarulhos (3) e Osasco (9). Baseado na terceira parte do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha (1866-1909), o espetáculo A Luta transforma o ator em um rapsodo que conta, em uma longa prosa épica usando a fala e o corpo, as batalhas ocorridas em Canudos, em 1896, entre os homens e mulheres chefiados por Antônio Conselheiro e as forças militares da República, recém-proclamada no Brasil (1889). 

“O espetáculo A Luta é uma chave de mudança na minha carreira. Conduzir esse monólogo é uma virada na minha trajetória, um aprendizado, de uma grande responsabilidade que é narrar e viver a guerra de Canudos. Estou muito feliz com esse momento. O espetáculo tem sido sucesso de crítica, de público, temos lotado todas as apresentações Brasil afora. E para além desse sucesso, é uma realização pessoal enquanto artista, enquanto ator”, afirma Amaury ao Diário. Ele cita também as principais dificuldades durante o processo, como a falta de investimento público e privado, o que gerou dificuldades com os figurinos, pagamento de passagens e alimentação. 

Ator, diretor, dramaturgo e coreógrafo com 30 anos de carreira, Amaury estudou Artes Cênicas na Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e atuou em novelas da Rede Globo e Record, como Além da Ilusão, Nos Tempos do Imperador, A Dona do Pedaço, Gênesis, Amor Sem Igual e outras. No Teatro esteve em A Paixão de Cristo, Cervantes, Dez Dias que Abalaram o Mundo (Cia Ensaio Aberto), Conselho de Classe e outros. No cinema estreou o longa-metragem Airão – Ancestrais da Amazônia, e o curta-metragem Lucas. Além disso, foi diretor e coreógrafo dos espetáculos Trânsito, Cabaré, Histórias Pretas e Kuanãpará – Terra Treme. Amaury fez muito sucesso no último ano com o personagem Ramiro, na novela Terra e Paixão.

“Viver o Ramiro, em Terra e Paixão, foi uma das maiores e apaixonantes experiências profissionais da minha carreira. E narrar e viver a Guerra de Canudos, no espetáculo A Luta, no Teatro, também tem sido uma virada de chave importante na minha história de 25 anos no palco. Sou muito grato a todos e todas que fizeram e fazem parte desta minha história. Estou muito honrado em poder executar meu ofício sagrado de atuar no teatro e TV, ao mesmo tempo”, avalia o artista, que foi eleito a revelação do ano da TV brasileira pelo prêmio Melhores do Ano, do Domingão com Huck, além de ser indicado como melhor ator ao Prêmio Cesgranrio de Teatro pelo espetáculo A Luta.

Ao público do Grande ABC que terá a oportunidade de acompanhar o espetáculo A Luta, Amaury garante uma reflexão sobre brasilidade e construção de identidade. Segundo ele, durante uma hora, os presentes poderão celebrar um marco histórico do País. “Quando o público e eu, dentro de um teatro, durante uma hora, celebramos esse marco histórico do nosso país, nós estamos celebrando quem nós somos. Olhar para trás e entender quem fomos, ajuda a gente a entender melhor quem nós somos agora, e ainda ajuda a gente a viver melhor no futuro. Esta é uma filosofia indígena que se aplica muito na importância deste espetáculo”, diz Amaury Lorenzo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;