Cultura & Lazer Titulo
Abre no ABC Cinema BR 2002
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
06/04/2002 | 16:15
Compartilhar notícia


Não foi às margens do Ipiranga, nem a brados ufanistas que o Cinema BR em Movimento declarou sua independência dos meios convencionais de distribuição e exibição no Brasil. Parcerias múltiplas e muito suor credenciaram o programa a entrar em seu terceiro ano de atividades. No Grande ABC, a temporada 2002 começa nesta segunda-feira (08), às 14h, no Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano. São esperadas quase 900 crianças para a exibição gratuita de Tainá – Uma Aventura na Amazônia, de Tânia Lamarca e Sérgio Bloch.

   Para quem ainda não foi devidamente apresentado, o Cinema BR em Movimento consiste teoricamente em levar cinema aos que não o têm. Agentes distribuídos pelo país firmam parcerias com prefeituras para obterem o equipamento de exibição. "Por exemplo, em São Caetano nós temos R$ 23 mil em equipamentos (projetor, tela e aparelhagem de som)", diz Cibele Mendes, a única dos 46 agentes disseminados pelo país a cuidar das exibições no Grande ABC. Sob a vigília de Cibele, 92 sessões já estamparam as telas de São Caetano, São Bernardo e Santo André desde 2000. O público ultrapassa as 20 mil pessoas.

   Os filmes são negociados pela BR Distribuidora, empresa patrocinadora vinculada à Petrobras e principal incentivadora do projeto. Os espaços para exibição são cedidos por teatros municipais, escolas ou outras instituições.

   Uma mera coincidência a sessão inaugural deste ano ser realizada no mesmo teatro que detém o recorde de público do BR em Movimento na região. "A sessão que teve o maior público até hoje foi no Paulo Machado, quando exibimos O Sonho de Rose – Dez Anos Depois (documentário de Tetê Moraes). Foram 1,1 mil pessoas. Lotação total", diz Cibele.

   Tainá será exibido novamente na terça-feira, às 9h, no Imes, também em São Caetano, e mais 11 vezes na região. A personagem-título peita traficantes de animais em sua jornada pela bacia amazônica. Os contornos ambientalistas do filme infanto-juvenil convergem para a proposta do projeto idealizado há dois anos por Alberto Graça (diretor de O Dia da Caça): exibo, logo discuto. As projeções são temperadas sempre por debates que ilustram a comparação entre a realidade do público e o filme exibido.

   "Existe a preocupação de fazer o povo se enxergar na tela", afirma Cibele. "Às vezes é difícil. Durante uma exibição de Domésticas (comédia de Nando Olival e Fernando Meirelles), ninguém ria das piadas. Depois de algum tempo, caiu a ficha. Boa parte dos espectadores era de empregadas, que não entenderam a visão satírica da classe média. Afinal, era a vida delas que estava sendo escrachada".

   Depois de Tainá, é a vez de Copacabana invadir o Grande ABC. A partir de 24 de maio, a comédia de Carla Camurati começa a ser exibida em São Caetano, São Bernardo e Santo André. E quanto às outras cidades da região? "Eu estou em contato com o pessoal de Ribeirão Pires e, em Mauá, anda difícil. Eu não conheço ninguém", diz Cibele, a agente que ainda quer ver Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodanzky, no BR em Movimento – "é o filme ideal, tem tudo a ver com a proposta". Para os interessados, a agente faz questão de informar, para informações e contatos, o telefone: 9648-1152. ‘BR em Movimento’ – Exibição do filme Tainá. Teatro Paulo Machado de Carvalho – al. Conde de Porto Alegre, 860 - São Caetano. Tel.: 4220-3924. Segunda (08), às 14h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;