Internacional Titulo
Rússia aumenta pressão por funeral secreto e ameaça enterrar Navalni no terreno da prisão
23/02/2024 | 19:17
Compartilhar notícia


Autoridades da Rússia ameaçaram enterrar o opositor Alexei Navalni no terreno da prisão no Ártico onde morreu semana passada, caso a mãe Liudmila não concordasse com um funeral secreto, disse a porta-voz Kira Yarmish nesta sexta-feira, 23.

As autoridades deram à mãe um prazo de três horas para concordar com o ultimato, mas ela se recusou a negociar, argumentando que elas não tinham o direito legal de decidir a hora e o local do enterro de seu filho, segundo Yarmish.

"Ela (Liudmila) está exigindo o cumprimento da lei, que determina que os investigadores entreguem o corpo dentro de dois dias, a partir do momento em que a causa da morte for estabelecida", disse Yarmish em um comunicado divulgado no X (antigo Twitter). Os dois dias expiram no sábado.

Na quinta-feira, as autoridades entregaram uma certidão de óbito a Liudmila dizendo que Navalni morreu de causas naturais.

"A mãe do sr. Navalni está insistindo para que as autoridades permitam a realização de um funeral e um serviço memorial de acordo com a tradição", acrescentou Yarmish. Não ficou claro se as autoridades russas fariam realmente o enterro do corpo de Navalni na prisão ontem, depois que o prazo dado à mãe chegou ao fim.

O Kremlin há muito tempo trata Navalni como alguém insignificante, e Putin até evita dizer seu nome em público. Mas a luta por seu corpo sugeriu o contrário, já que as autoridades russas demonstraram intensa sensibilidade à possibilidade de um funeral público em meio a uma repressão geral à dissidência.

As autoridades russas detiveram ou prenderam centenas de apoiadores de Navalni nos últimos dias, em alguns casos simplesmente por depositarem flores em memoriais para marcar sua morte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;