Política Titulo Rio Grande da Serra
Akira Auriani confirma que sai candidato à Prefeitura pelo PSB

Ex-vereador chegou a cogitar mudança de partido, mas optou por se manter na sigla com a qual quase venceu eleições de 2020 em Rio Grande

Artur Rodrigues
14/02/2024 | 07:30
Compartilhar notícia
Akira ficou a 431 votos de ser eleito prefeito de Rio Grande da Serra na eleição de 2020 (FOTO: Claudinei Plaza/DGABC)


O ex-vereador e ex-prefeiturável Akira Auriani confirmou que será candidato a prefeito de Rio Grande da Serra pelo PSB, partido pelo qual ele concorreu ao Paço em 2020 e ficou em segundo na votação. A confirmação foi dada em entrevista exclusiva que o socialista deu ao Diário. 

“A gente vai sair pelo PSB e ainda vai definir quem será o candidato a vice e qual caminho vamos adotar para essa escolha. Também temos uma composição com outros partidos que estamos trazendo, como Avante, Solidariedade, PDT; também temos uma boa conversa com o PL. Então, nossa candidatura está partidariamente encaminhada”, disse Akira. 

A declaração do pré-postulante ao Paço acontece após surgirem boatos, no fim do ano passado, de que Akira poderia trocar de partido devido à sua proximidade com o prefeito de Santo André e presidente estadual da Federação PSDB/Cidadania, Paulo Serra (PSDB). 

“Faço parte do grupo do prefeito Paulo Serra na região, a gente compõe isso com ele e segue as suas orientações. Ele tem sido uma pessoa muito importante na condução desse processo, tem trabalhado com a gente e nos ajudado muito”, comentou o pré-candidato, que foi assessor administrativo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC durante a gestão do tucano na entidade, em 2021. 

Pesquisa divulgada recentemente pelo Diário, contratada ao Instituto Paraná, mostrou que Akira está na liderança folgada na corrida eleitoral em Rio Grande, com 44,8% das intenções de voto. O segundo lugar é ocupado pelo ex-prefeito Adler Kiko Teixeira (MDB), com 25,6%, e é o que mais se aproxima do nome do PSB. O terceiro colocado é o ex-prefeito Claudinho da Geladeira (PSDB), eleito em 2020, mas cassado em 2022 pela Câmara por fraude na vacinação contra a Covid-19. O tucano foi citado por 5,8%. Já a atual prefeita, Penha Fumagalli (PSD), está apenas na quarta posição, com 4,6%. 

“Hoje o que me dá tranquilidade é que nós seguimos nosso planejamento, temos uma construção na região, com um grupo de pré-candidatos fortes, e o caminho para a rua agora está bem consolidado. Se for a vontade de Deus e da cidade, a gente vai chegar lá. Estaremos com muita força nas ruas”, afirmou Akira. 

Em 2020, o então vereador ficou a 431 votos de se tornar prefeito de Rio Grande da Serra. Ele recebeu 8.225 votos, contra 8.656 atribuídos a Claudinho da Geladeira.

CRÍTICAS A PENHA

Akira também fez algumas críticas à gestão de Penha Fumagalli no município. Para ele, a prefeita representa uma continuidade da gestão de Claudinho da Geladeira e não apresentou nenhum projeto de desenvolvimento para a cidade. 

“Não acho que ela pegou (o governo) na metade do caminho. Ela era vice-prefeita, então fazia parte do processo todo. A gente até entende que ela tentou ir atrás de alguns recursos, tentou se utilizar do Estado e da União para tentar captar alguma coisa, mas faltaram planejamento e gestão. O que eu senti foi que em nenhum momento ela apresentou um projeto para a cidade. A gente vê uma falta de liderança. O foco dessa gestão foi outro e não foi trabalhar pelo município”, avaliou Akira. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;