Palavra do Leitor Titulo Palavra do Leitor
Palavra do Leitor - 14 de fevereiro de 2024
Da Redação
14/02/2024 | 07:20
Compartilhar notícia


Dengue

Meu nome é Aedes aegypti, vulgarmente conhecido como Mosquito da Dengue. Faz longo tempo que me tornei celebridade no Brasil. Sou temido, odiado e caçado, mas não importa, estou na mídia! Vocês, humanos, ‘donos’ do planeta, são irresponsáveis. Fazem tudo de bom para que minha espécie sobreviva e prolifere. Agradeço imensamente pela latas, vasos, pneus, plantas e todo tipo de lixo que estão ao nosso dispor, criando ambiente convidativo e aconchegante. A irresponsabilidade de vocês chega ao nível máximo quando tiram tampas das caixas-d’água para colher chuva. Isso é demais! Quero avisar que estou mais forte e perigoso, pronto para grandes batalhas. Vou lutar até o fim e não pouparei ninguém, principalmente velhos e crianças. Enquanto lamentam ou discutem ‘soluções infalíveis’ para me destruir, vou fazendo vítimas em todo o País. Fique esperto, sangue bom!

Mário Sérgio

São Bernardo


Borba Gato

A justiça pode até demorar, porém a injustiça não se eterniza. Em nossa coirmã, a cidade de São Paulo, temos o distrito de Santo Amaro. E é na Avenida Santo Amaro que ainda existe a estátua em homenagem ao tirano bandeirante Borba Gato, portador do espírito ditador e desumano análogo ao de Fidel Castro. Borba Gato que, segundo registros históricos, escravizou negros e indígenas. O governador do Estado poderia atender a um pedido e desejo de parte significativa dos moradores e substituir a estátua deste bandeirante pela de uma escritora, artista plástica, educadora ou outra grande mulher que fomentou e construiu o nosso Brasil e que traduza ao nosso Estado a verdadeira grandeza que o mesmo possui. Até porque nossas crianças, em tempo de aprendizado escolar, não podem conviver com um contraste histórico de tamanha expressão negativa.

Cecél Garcia

Santo André

Inflação

Segundo vários portais de noticias, o preço do arroz atingiu em dezembro de 2023, seu o maior valor em 18 anos. Na gestão anterior, o presidente foi duramente criticado por um fato semelhante, mas hoje a esquerda mantém culposo silencio a respeito. Pois é, a hipocrisia da esquerda é de dar azia em antiácido.

Vanderlei Retondo

Santo André

Opinião

‘Dia histórico para a democracia’ (Opinião, ontem). Li o artigo assinado por Jair Meneguelli, pré-candidato à Prefeitura de São Caetano, aliás perdi meu tempo. Pensando só um pouquinho, poupe São Caetano do desgosto da sua candidatura.

Walmir Ciosani

São Bernardo


Milei e o papa

A mídia noticia que Milei está de abraços com o papa. Nada que cause estranheza. Aqui no Brasil, temos visto figuras que demonizam umas às outras e, dependendo do interesse, vivem de abraços do urso, por anos. Tudo isso nos dá a dimensão de que, por dinheiro e poder, tudo é feito sem o menor constrangimento. Para refrescar a memória, basta lembrar de fatos recentes: Alckmin, Simone Tebet, Marta Suplicy etc. Portanto, nada de surpresa. Tudo por verdadeira amizade.

Izabel Avallone

Capital

Seleção olímpica – 1

‘Brasil perde da Argentina e dá adeus a Paris-2024’ (Esportes, dia 12). A nossa Seleção pen-tacampeã de futebol, decadente, colhe seguidos fracassos desde 2006 em contrapartida à Seleção sub-20, que subiu quatro vezes ao pódio nas últimas olimpíadas – bronze em 2008, prata em 2012 e ouro em 2016 e 2020. Infelizmente, com apresentações horrorosas no Pré-Olímpico da Venezuela, ela é agora desclassificada, perdendo a chance de ir a Paris para mais uma Olimpíada. Dependíamos somente de um empate, mas perdemos por 1 q 0 da Argentina e entregamos de bandeja a classificação aos Jogos deste ano para los hermanos... A última vez que a nossa Seleção ficou fora das Olimpíadas foi em 2004, na Grécia, quando, na disputa do Pré-Olímpico, perdeu exatamente para as mesmas seleções do Paraguai e da Argentina. Mas algo ficou evidente nesta despedida melancólica do Brasil: esta Seleção esteve órfã de um bom treinador, como Ramon Menezes. Acorda, CBF.

Paulo Panossian

São Carlos (SP)

Seleção olímpica – 2

A desclassificação do futebol do Brasil para as Olimpíadas da França foi uma vergonha. Atletas sem brilho e ganância de vencer, Atletas que hoje estão, na grande maioria, em clubes de alto nível, deixaram essa mancha histórica na Seleção Brasileira. Isso é reflexo de o futebol brasileiro querer se tornar europeu, esquecendo de toda essência que nos levou ao pentacampeonato. O governo federal deveria fazer projeto para o Ministério dos Esportes liberar verbas para os municípios ajudarem a formar garotos de alto nível, buscando alcançar seus sonhos. Hoje, podemos ver a especulação imobiliária tomar conta dos campos de várzeas, e diminuir os espaços esportivos. Arenas de gramados sintéticos cobram pelo seu uso e, assim, os garotos não se empolgam em buscar o desejo de materializar os seu sonho. Como diz a canção do Skank, “quem nunca sonhou em ser um jogador de futebol?”. Hoje esse sonho é caro. Os pais gastam quase R$ 2 mil por mês, entre arbitragem e transporte. 

Eduardo Furtado

Mauá

Carnaval

Quando os prefeitos do Grande ABC vão se conscientizar de que investir em cultura, em Carnaval, não é desperdiçar dinheiro?

Teresa de Fátima Vicks

Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;