Política Titulo Pleito antigo
Rio Grande planeja implementar um CEP por rua

Cidade conta com código postal único para todo território e dialoga com Correios para nova instalação

Gabriel Rosalin
Especial para o Diário
13/02/2024 | 08:42
Compartilhar notícia
Rio Grande da Serra possui apenas um CEP para toda a cidade; administração local quer mudar a situação (FOTO: Celso Luiz/DGABC)


A Prefeitura de Rio Grande da Serra, em conjunto com a Câmara Municipal, conversa com a EBC (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) para implementação de novos CEPs (Códigos de Endereçamento Postais) no município. Atualmente, a menor das sete cidades do Grande ABC possui somente um código para todo território de 36 quilômetros de extensão. De acordo com o Paço, o planejamento indica um código para cada rua. 

A cidade mais jovem do Grande ABC, durante todo o período de existência, contou com CEP único, que é utilizado para todos os serviços. O número 09450-000 já virou uma marca para todos os moradores. 

O antigo desejo de diversificar os códigos postais, atualmente ganha um destaque maior pelo lado da administração. O Paço, comandado pela prefeita Penha Fumagalli (PSD), realiza diálogo com os Correios para que isso aconteça o quanto antes. “Fornecemos toda a documentação necessária para a implementação dos CEPs e, agora, esperamos o retorno dos Correios para concluir o processo”, disse a chefe do Executivo de Rio Grande da Serra. 

Ainda de acordo com a prefeita, ter mais códigos ajudaria tanto na melhoria das atividades postais, quanto para organizar o gerenciamento do território. Hoje, o Paço estuda a possibilidade de colocar um CEP em cada rua do município.

“Novos códigos significam avançar na eficiência dos serviços postais e na organização da cidade. Tanto na questão das correspondências quanto na possibilidade de incluir Rio Grande da Serra em redes logísticas, ampliando o leque de conexão com outras localidades. Após reunião com a nossa equipe técnica e elaboração do projeto, nossa ideia e solicitação foi ter um CEP por rua”, afirmou Penha.

Conforme revelou a Prefeitura, apesar do desejo de expandir os códigos o quanto antes, a empresa estatal não deu um prazo para a resposta. A equipe de reportagem do Diário entrou em contato com os Correios, porém a companhia não enviou respostas até o fechamento desta edição.

O plano também é discutido pela Câmara de Rio Grande da Serra. De acordo com o presidente da Casa, Claudinho Monteiro (Agir), esse projeto traz mais valorização para o município. “Em 2019, estivemos na sede dos Correios, em Brasília. Há anos estamos brigando. Estamos em pleno século XXI, nada mais justo não ter um CEP único, isso traz valorização para a cidade”, ressaltou o parlamentar.

Para o chefe do Legislativo, o sistema de código de endereçamento atual de Rio Grande da Serra é um atraso para todos os moradores e serviços. Por causa disso, ele espera que os Correios agilizem o processo de implantação. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;