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Grande ABC ganha 'nova' TV a cabo
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
04/09/2004 | 18:59
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A nova grade de canais da TV a cabo Vivax, ex-Canbras, adquirida pela Horizon, deve estrear no ano que vem, e a programação com conteúdo regional e nacional serão os diferenciais além de novos canais de filmes, séries, documentários e notícias. Dois deles entram no ar ainda este ano: o canal universitário, parceria entre a UniABC e a Uniban, e o Canal Cine Brasil TV.

A atual grade de 62 canais, sendo três regionais e um comunitário, não mudará, nem haverá alterações no preço dos atuais pacotes. "Nenhum canal será retirado do ar, ao contrário, vamos oferecer mais opções", garantiu Antonio João Filho, vice-presidente de Operações da nova empresa.

Isto quer dizer que quando estiver em operação no ano que vem o sistema vídeo digital SCTE, a oferta de canais aumentará. Serão mais oito em 2005: MGM e Universal Channel (filmes e séries), Bloomberg (notícias de economia), Infinito (documentários), Futura (educação e cultura), Shoptime (telecompras), Disney Channel (entretenimento), Canal Adulto (filmes e programação de conteúdo erótico).

Alguns canais, como Universal Channel (antigo USA), Futura e Shoptime, programados pela Globosat, eram recebidos na região apenas por assinantes do sistema DTH (por satélite) Sky e DirecTV, bem como MGM, Infinito e Disney Channel, exibidos na DirecTV. O Canal Adulto será uma exclusividade na região da operadora Vivax.

O sistema de vídeo digital - que entra em testes em novembro na Vivax em Manaus - possibilitará ao assinante receber, mediante uma caixa decodificadora, cerca de 50 canais de áudio, utilizar o sistema pay-per-view e até gravar programas por um aparelho DVR (digital video recorder) acoplado.

Segundo Christopher Torto, presidente da empresa, "somos agora a segunda maior operadora de TV a cabo do Brasil, atrás da Net, líder do mercado, e a quarta em TV por assinatura no país".

Parte deste desempenho pretendido se ancora no conteúdo regional. A experiência do Canal ABC 3 da Canbras será aproveitada em outras praças do Estado de São Paulo. "Um dos motivos para o baixo número de assinantes de TV por assinatura no Brasil é a falta de produção de conteúdo nacional. Vamos fazer nossa parte investindo em canais locais com parceiros", disse Torto.

A maior parte da produção de conteúdo nacional existente para TV por assinatura no Brasil se resume aos canais da Globosat (GNT, Multishow, Sportv, Globo News, Canal Brasil), que são exclusivos das operações em TV por assinatura com participação das Organizações Globo (Net Brasil e Sky).

A Vivax, como integrante da Neo TV, associação de operadoras brasileiras de TV a cabo que não adotam canais exclusivos da Net, reforça a briga pela quebra da exclusividade da programação da Globosat, que inclui os canais Telecine também. Mas a Net não é vista com animosidade, por enquanto. "É bom que o líder cresça (entrada acionária na Net da Telmex, empresa de telefonia mexicana que adquiriu a Embratel) para dar vigor ao setor de TV por assinatura", disse João Filho. Vigor que é um dos significados de vivax, em latim "vivo", "agilidade", "força".




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