Política Titulo DISCUSSÃO
Ipred de Diadema debate futuro da Previdência Social

Superintendente da entidade participa de reunião sobre mudanças nos regimes próprios

Da Redação
10/02/2024 | 07:00
Compartilhar notícia


Encontro realizado na sede do Ipred na quinta-feira reuniu lideranças da CUT (Central Única dos Trabalhadores) Nacional e da Confederação Nacional dos Trabalhadores das Administrações Municipais para debater o futuro do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), que teve as regras alteradas pelo Congresso Nacional e que foram vetadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Também participaram do encontro o presidente do Sindema (Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema), e técnicos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Rubens Martins, superintendente do Ipred, disse que as entidades do setor defendem a manutenção do veto, pois as mudanças aprovadas pelos deputados e senadores colocam em risco a sobrevivência das RPPSs com a redução da alíquota de contribuição previdenciária e a desoneração da folha de pagamento dos municípios.

“Todos nós estamos preocupados com a garantia dos benefícios futuros de aposentados e pensionistas e também com o equilíbrio financeiro dos entes da Federação”, explicou Rubens. Ele disse que está ficando cada vez mais claro que há necessidade de um maior aprofundamento desta discussão e que os encaminhamentos devem ser feitos de maneira coletiva, envolvendo todas as entidades. “Não podemos tomar soluções isoladas”, concluiu.

Do encontro participaram Jandyra Uehara, secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT Nacional; Fausto Augusto Júnior, coordenador técnico do Dieese; Silvana Piroli, presidenta do Sindiserv de Caxias do Sul e secretária do Jurídico da Confetam (Confederação Nacional dos Trabalhadores das Administrações Municipais); Ritchie Soares, presidente do Sindema; Ari Aloraldo, secretário dos aposentados da CUT Nacional; Sérgio Antiquera, secretário das Relações de Trabalho da CUT Nacional; João Gabriel, presidente do Sindesep-SP e secretário geral da Confetam; e Rubens Xavier Martins, superintendente do Ipred.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;