Setecidades Titulo Produtividade
Números relacionados ao combate às drogas crescem no Grande ABC

Região registra 1.145 prisões por tráfico de entorpecentes no úlimo ano, com aumento de 22% em relação a 2022 ; apreensões têm alta de 60%

Renan Soares
06/02/2024 | 08:20
Compartilhar notícia
FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil


A produtividade policial contra crimes relacionados a entorpecentes registrou alta no Grande ABC durante 2023. Segundo dados divulgados pela SSP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo), no último ano, o combate às drogas na região registrou 1.145 prisões por tráfico de substâncias ilícitas, ante 941 em comparação com 2022, um aumento de 22%. Já as ocorrências de apreensão, que contabilizam ações sem pessoas envolvidas, saltaram 60% no mesmo período, passando de 96 para 154.  

Diadema registrou o maior número de ocorrências de tráfico de entorpecentes, com 375 prisões, seguida por São Bernardo (370) e Santo André (203). O comandante do CPA-M6 (Comando de Policiamento de Área - Metropolitana 6), coronel Luiz Fernando Alves, ligou a alta dos números ao foco dos agentes de segurança no combate a quem comercializa as drogas: os traficantes. Para Alves, a ação da polícia contra o traficante auxilia também a mitigar outros delitos, como furtos e roubos, cometidos por usuários que buscam recursos financeiros para a compra.

“Estamos realizando o combate às drogas de forma variada com trabalho de inteligência voltado a combater o traficante. Para isso, estamos usando não só o efetivo, mas também o Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) com o canil como ferramenta, abrindo a possibilidade de encontrar casas bombas, por exemplo”, diz o coronel. Na última semana, por exemplo, o Baep interveio em uma operação de tráfico de drogas no Parque São Bernardo, culminando na prisão de quatro pessoas. “Vamos continuar muito forte nas ações”, finaliza Alves.

O Grande ABC registrou grandes casos relacionados ao combate às drogas no último ano. Em março, a Polícia Civil de Santo André, por meio da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes), apreendeu cerca de seis quilos de drogas escondidas em um lugar inusitado, em uma casa em Mauá. Os pacotes estavam em um tambor enterrado na sala do imóvel, disfarçado por um piso solto. Um sofá era usado para “camuflar” o esconderijo.

Já em agosto, policiais civis prenderam em flagrante um homem, de 44 anos, por transportar 612 tijolos de maconha no baú de um caminhão no bairro Conceição, em Diadema. A droga estava escondida em meio a carga de 750 kg de frangos congelados. No mesmo mês, policiais civis apreenderam uma carreta carregada com mais de 1 tonelada de maconha. O veículo, com placas do Paraguai, estava parado em um estacionamento na Avenida dos Estados, no bairro Vila Metalúrgica, na cidade de Santo André.

Na região, apenas as ocorrências de porte de entorpecentes apresentaram queda, de 332 para 296, com diminuição de 11%.


PRODUTIVIDADE

Os esforços das forças de segurança resultaram ainda em alta de 2% no número de veículos recuperados em toda região, durante 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Além do registro, o policiamento na região também subiu as estatísticas de prisões efetuadas (de 6.669 para 7.227) e casos de porte ilegal de armas (187 para 217).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;