Política Titulo Regresso ao Legislativo andreense
Minhoca deixa 1º escalão de Paulo Serra e volta à Câmara

Mudança ocorre um ano após vereador ter assumido; adjunta Valéria Marcelino vira titular

Wilson Guardia
03/02/2024 | 18:17
Compartilhar notícia
DGABC


Mais um vereador deixou o primeiro escalão do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB). Depois de Pedrinho Botaro (PSDB) sair do comando da pasta de Ações Governamentais, o vereador Professor Jobert Minhoca (Podemos) também anunciou que retornará ao Legislativo já na primeira sessão do ano, na terça-feira. Minhoca era titular de Pessoa com Deficiência e vai assumir a vaga de Tânia Juliano (PSDB) na casa – isso porque, o agora ex-secretário, quando eleito, pertencia às fileiras tucanas. A saída foi anunciada exatamente um ano após ter assumido o cargo.

Responsável por implementar o centro de referência e promover, em parceria do poder público local com a iniciativa privada, o primeiro feirão de emprego com mais de 400 vagas para a pessoa com deficiência entre outras ações, Minhoca retorna à Câmara com a missão, segundo ele na condição de presidente municipal do Podemos, de “montar o partido” para as eleições e dar “sustentação ao governo Paulo Serra”, na qual é chamado de “comandante”.

Formado em educação física e pós-graduado em marketing esportivo, Professor Jobert Minhoca tem sólida carreira voltada para o empreendedorismo nas áreas de bem-estar e esporte. Está no segundo mandato como vereador, e antes de assumir a secretaria, passava por um momento de turbulência com o governo, quando, em 2022, não recebeu apoio de Paulo Serra para sua candidatura a deputado estadual. Na época, Ana Carolina Serra (Cidadania), primeira-dama andreense, foi eleita à Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). Com a falta de engajamento do governo, o vereador teve 19.427 votos. 

“Entendia que Santo André tinha potencial para ter dois ou três deputados estaduais, por isso coloquei meu nome na disputa”, afirmou em novembro de 2022 ao Diário o vereador, que até então não abria mão de construir projeto maior e entrar na disputa pelo Paço Municipal de Santo André, neste ano. A ideia de concorrer como prefeito foi abortada poucos dias antes de assumir a secretaria.

Na pasta da Pessoa com Deficiência assume Valéria Romera Marcelino, até então adjunta na secretaria. “O prefeito tem uma confiança muito grande nela”, discorre Minhoca.

SUCESSÃO

Águas passadas e com total alinhamento com Paulo Serra, Minhoca deve abortar a ideia de concorrer ao Paço, assim como Pedrinho Botaro. O tucano, vereador mais bem votado em 2020, nutria esperança de ser o nome do prefeito Paulo Serra nas urnas, mas seu retorno ao Legislativo,  para ser líder do governo, foi interpretado nos bastidores como sinal definitivo de fim do projeto majoritário. Nos bastidores, segundo interlocutores do governo, ganham força os nomes do secretário de Saúde, Gilvan Junior, e do advogado e ex-secretário Leandro Petrin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;