Setecidades Titulo Acesso
Região tem 629 alunos aprovados no Provão Paulista

Exame estadual busca ampliar o ingresso de estudantes da rede pública ao ensino superior; 69 candidatos do Grande ABC passaram na USP

Thainá Lana
04/02/2024 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O Grande ABC tem 629 alunos aprovados na primeira edição do Provão Paulista, exame do governo estadual para alunos que concluíram em 2023 o terceiro ano do Ensino Médio na rede pública. A avaliação busca ampliar o acesso desse grupo ao Ensino Superior.

No Estado, 62.995 candidatos foram selecionados para as 15 mil vagas diretas em instituições públicas. Ao todo, 260.669 alunos fizeram o Provão Paulista, aplicado entre os dias 28 de novembro e primeiro de dezembro do ano passado. Dos aprovados na primeira chamada, 73,9% são da rede estadual, 16,6% do Centro Paula Souza e 9,5% dos municípios e outras redes públicas.

Do total de aprovados na região, 55%, ou 346, são estudantes de escolas estaduais, e 283 de outras redes públicas de ensino. Dos alunos da rede estadual de ensino do Grande ABC, 251 foram para Fatecs (Faculdades de Tecnologia de São Paulo), 69 para USP (Universidade de São Paulo), 20 para Unesp (Universidade Estadual Paulista) e seis para Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

No Provão Paulista, 46 estudantes foram aprovados em Medicina, um dos cursos mais concorridos e com maior nota de corte dos vestibulares. Na região, dois candidatos da rede estadual foram selecionados e irão cursar a modalidade, sendo um aluno de Mauá e outro de São Bernardo.

Stefany Queiroz Dantas, 18 anos, é uma delas. Moradora do bairro Assunção, a jovem foi aprovada em Medicina na Unicamp e irá iniciar os estudos no próximo mês. 

Apaixonada pela área de biologia, a aluna da EE (Escola Estadual) Professora Neusa Figueiredo Marçal, explica que ficou muito surpresa com a aprovação imediata. A são-bernardense imaginava que não iria passar na primeira tentativa devido à falta de tempo para se dedicar aos estudos.

“Comecei a estudar no segundo ano do Ensino Médio, porque precisava conciliar a preparação para o vestibular com a escola e o curso técnico de química. Devido a essa realidade, já tinha conversado com meus pais e iria fazer um cursinho pré-vestibular neste ano, já estava tudo decidido. Olhei a lista por desencargo de consciência, pois não achei que seria selecionada. Fiquei desacreditada quando vi meu nome na lista de aprovados, liguei para os meus pais e amigos, todos choraram de felicidade por mim”, destaca.

Nesta semana, a mais jovem estudante de Medicina viajou até Campinas para definir as questões de moradia. “Nunca morei sozinha, fui até a cidade para dar uma olhada em algumas quitinetes e já fechei contrato, não pensei que seria tão rápido achar um lugar para morar. Estou um pouco apreensiva em me mudar para um lugar que não conheço nada, nem ninguém, mas sei que com o tempo irei me acostumar. Tenho certeza que meus anos na universidade serão inesquecíveis”, afirma otimista.

CONQUISTA

De Mauá, o estudante Gabriel Oliveira Fernandes, 17, da EE Escola Estadual Olavo Hansen, localizada na Vila Lisboa, foi aprovado em primeiro lugar no curso de Medicina da USP Bauru pelo Provão Paulista.

O aluno reconhece as dificuldades da escola pública, mas exalta a importância do exame para mudar a história dos estudantes da rede estadual. “Essa é uma chance muito boa para os estudantes das escolas estaduais, porque são as pessoas que mais merecem estar nas universidades públicas”, ressalta. 

CHAMADAS

A Secretaria de Educação do Estado divulgou três chamadas do Provão Paulista para o primeiro semestre. Individualmente, cada estudante pode consultar suas notas na avaliação e se foi chamado para a primeira etapa de matrícula no portal (https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/). 

As duas primeiras chamadas ocorreram no dia 26 de janeiro e no dia 2 de fevereiro. A próxima, e última etapa, será na sexta-feira (9). De acordo com a secretaria, haverá ainda a convocação de estudantes para todos os cursos da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), uma vez que os cursos terão início no segundo semestre, e parte dos aprovados nas Fatecs, nos cursos que são ofertados a partir do mesmo período.

Tema da redação vazou antes da prova

O tema da redação do Provão Paulista foi vazado na internet um dia antes da aplicação para todos os estudantes do terceiro ano. O assunto ‘Desafios do combate à fome’ circulava entre usuários da plataforma TikTok, na noite do dia 29 de novembro.

O governo estadual criou uma comissão especial para apurar os indícios de vazamento do tema da redação. Segundo o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, o comitê, formado pela pasta, pelas universidades e Fatec e pela Vunesp, não constatou nenhuma intencionalidade ou crime de fraude.

“Os estudantes que tiveram acesso antecipado ao tema da redação refizeram a prova na data prevista para reaplicação, mesmo período destinado a alunos das escolas indígenas e da Fundação Casa. No entendimento técnico, apenas o tema da redação, mesmo nas redes sociais, não seria suficiente para alterar a nota dos estudantes, uma vez que seria necessário cumprir o proposto em quatro textos de apoio que acompanharam a prova de redação”, ressaltou o órgão. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;