Política Titulo Cena Política
Desempenho abre crise com Penha
Da Redação
03/02/2024 | 07:00
Compartilhar notícia


O que antes era só rumor tem se consolidado como possibilidade real. O levantamento divulgado ontem pelo Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o Diário, foi prato cheio para alguns aliados da prefeita de Rio Grande da Serra, Penha Fumagalli (PSD), apontarem para a necessidade de retirá-la da disputa. A pessedista apareceu na quarta colocação, com menos de 5% das intenções de voto, muito distante do líder, o ex-vereador Akira Auriani (PSB), e longe também do segundo colocado, o ex-prefeito Adler Kiko Teixeira (MDB). Algumas pessoas próximas de Penha avaliam que é impossível reverter o cenário e que, diante do quadro, o ideal era que Penha tentasse costurar algum acordo com os players principais para evitar um desgaste ainda maior nas urnas. Penha, porém, tem mantido firme o desejo de concorrer à reeleição. Tanto que, amanhã, ela inaugura o escritório chamado Espaço Democrático, pontapé inicial da pré-campanha.

Clima de já ganhou

Do lado do ex-vereador Akira Auriani (PSB), o clima é de muita alegria com os resultados do levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, a pedido do Diário. Pré-candidato do PSB aparece com 44,8% das intenções de voto, muito à frente do ex-prefeito Adler Kiko Teixeira (MDB). Agora, dentro da campanha do socialista a tática será de mostrar que não há nada ganho, que é preciso ir às ruas e dialogar com a sociedade. Evitar o clima de já ganhou virou prioridade.

Clima de tá difícil

E, dentro do núcleo político de Kiko, os números frustraram um pouco as expectativas. Prefeito por dois mandatos - sendo que sua reeleição ele quase bateu a marca dos 80% dos votos válidos - e emplacando o sucessor (o ex-prefeito Gabriel Maranhão), Kiko esperava por dados melhores ou uma disputa mais equilibrada. Aliados do ex-prefeito mapearam dois pontos: o fato de Kiko estar distante de Rio Grande desde 2012 e a indefinição que ele demonstra sobre em qual cidade vai concorrer, já que Kiko também foi prefeito de Ribeirão Pires.

Mais um

Ainda em Ribeirão Pires, o prefeito Guto Volpi (PL) perdeu mais um aliado na Câmara. Depois de ver o então líder do governo Diogo Manera (PSDB) em agendas públicas com Gabriel Roncon (CIdadania), ex-vice-prefeito e adversário do liberal no pleito, Guto agora observou a saída do vereador Alessandro Dias (Podemos) da base de sustentação. Até foto com o irmão de Alessandro - Fernando Dias - Roncon já publicou.

Estado difícil

O ex-deputado federal Marcelo Lima (PSB), de São Bernardo, fez uma publicação pedindo orações para o vereador Afonsinho (PSDB). O tucano enfrenta um longo tratamento contra um câncer e, nos últimos dias, o quadro de saúde se deteriorou.

Em Dubai

O vereador Paulo Chuchu (PRTB), de São Bernardo, viajou para Dubai, no Emirados Árabes, para acompanhar o UAE Swat Challenge 2024, acompanhando a Polícia Civil de São Paulo, com integrantes de São Bernardo do GOE (Grupo de Operações Especiais). Além do campeonato, esteve na formatura de novos policiais. “Uma excelente oportunidade de aprender mais sobre a cultura e a forma com que eles levam a segurança para a população! Muito aprendizado para nós que trabalhamos com polícia e também podemos aplicar na política, sempre pensando na melhoria da segurança da população da nossa querida São Bernardo”, disse o parlamentar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;