Economia Titulo
Haddad: Redução de juro no exterior pode impactar taxa terminal no Brasil melhor que estimado
30/01/2024 | 20:08
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça, 30, acreditar que será uma "semana tranquila" quanto a decisão do Banco Central em torno do patamar da taxa Selic, uma vez que a autoridade monetária está com a agenda "relativamente contratada". Afirmou, por sua vez, que o esperado início do ciclo de corte de juros no exterior, precificado para o primeiro semestre, pode fazer com que o Brasil alcance uma taxa de juros terminal para "além" do que se projeta atualmente, ponderando serem ainda "especulações". Nas vésperas da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, o mercado manteve em 9,00% ao ano a mediana do Relatório de Mercado Focus para Selic no encerramento de 2024.

"Por tudo que ouvi, nas viagens que fiz, não me parecia o mais provável (que ciclo de cortes se iniciasse em março), mas no primeiro semestre me parece realista. Se isso acontecer, vai ser muito bom para Banco Central, porque aí o horizonte pode mudar relativamente para melhor, e isso pode projetar um taxa de juros terminal neste ciclo de cortes para além do que estamos imaginado hoje. Mas isso são especulações, vamos avaliar", afirmou Haddad.

No mês passado, o Copom cortou a Selic pela quarta vez consecutiva em 0,50 pp, para 11,75% ao ano. O colegiado pregou cautela e manteve a sinalização de que o ritmo de corte de 0,50 ponto porcentual continua sendo o mais apropriado para as próximas reuniões - no plural. Como mostrou o Projeções Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) na última semana, a realização de ao menos três novos cortes de 0,50 ponto porcentual da taxa Selic, nas reuniões de janeiro a maio, é o cenário base de 56 das 60 casas (93%) consultadas.

Nesta terça, Haddad reforçou sua avaliação de que, a partir do meio do ano, o destino da Selic no País será muito influenciado pelo cenário de juros externo. A expectativa do ministro, por sua vez, é que as notícias serão "boas". Ele ainda repetiu que espera um ano "muito bom" para economia, que irá superar as expectativas atuais projetadas, assim como ocorreu em 2023.

Otimismo

Haddad também afirmou que o governo espera fechar 2024 com crescimento acima de 2% e que está confiante de que encerrará o ano acima das expectativas, tal como ocorreu em 2023.

"Nós estamos entendendo que o Brasil tem toda condição de crescer mais de 2%, e nós vamos tomar medidas para que isso aconteça", afirmou. A projeção da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda é de 2,2% de avanço no PIB. O Fundo Monetário Internacional (FMI), que atualizou as expectativas hoje, aponta um crescimento mais modesto, de 1,7%.

Haddad citou como exemplo o Marco de Garantias, que disse ter o potencial de mudar o padrão de crédito no País, o que impulsionará o crescimento. Ele também comentou que as prévias dos dados de janeiro estão bastante razoáveis, sem detalhar a quais números se referia.

"Nós entramos no ano confiantes de que podemos ter um ano acima das expectativas, como aconteceu em 2023", reiterou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;