Setecidades Titulo Memória
Relíquias de um rei. Redescobertas no rádio. Na pauta deste casal... ...a magia simples de fãs. Antonio Aguillar e Sumaré...

No estúdio do DGABC-TV, José Clovis remexe seu baú e vai retirando preciosidades, com o olhar atento da esposa e produtora Solange Vieira Nolasco Lopes

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/02/2024 | 08:00
Compartilhar notícia


Ex-aluno do Senai, metalúrgico aposentado, o paulistano José Clovis hoje é radialista. 

Em dezembro de 2018 criou o programa “Arquivo de Memórias Musicais”, que vai ao ar nas tardes de domingo pela Rádio ABC.

Fã de Roberto Carlos, José Clovis tem homenageado o Rei, que se apresentará em março no CA Aramaçan.

No programa “Memória na TV”, José Clovis fala do Arquivo de Memórias Musicais, conta como chegou a Santo André e traz algumas relíquias sobre a carreira de Roberto Carlos.

UMA A UMA

No primeiro disco, um compacto simples gravado em 1961, “João e Maria” de um lado, “Fora do Tom”, de outro. Influência clara da nascente Bossa Nova.

Pela CBS, Roberto “Canta a La Juventud” – e o disco é rapidamente retirado do mercado, pois – dizia-se – “cantar em castelhano é coisa de comunista”, imaginem!

Então é gravado “Louco por Você”. Agora, sim, bem o rosto daquele que será proclamado Rei da Juventude.

Em 1970, um disco para o público infantil: Roberto narra a história de Pedro e o Lobo. Uma nova faceta do cantor, agora narrador, de um tempo em que não se usava o termo podcast.  

Nos anos e décadas seguintes, já consagrado, Roberto Carlos não esquece Antonio Aguillar, o disck jockey que criou o programa “Ritmos para a Juventude” e que revelou e/ou deu forças para muitos artistas, entre os quais, ele, o Roberto.

SUMARÉ E JAÇANÃ

No programa, “Memória” sugere a José Clovis que convide um andreense para o seu programa, Lauro Braz, o Sumaré da dupla com Jaçanã.

Sumaré, violeiro e cantor, poeta e compositor, já esteve em “Memória” e trouxe sua coleção de mais de mil composições e poesias.

José Clovis não titubeou: Lauro Braz já está convidado. Cabe agora a Paulo César Teixeira Nunes, o amigo Paulinho, o divulgador de Sumaré e Jaçanã, agendar esta visita histórica aos estúdios da Rádio Emissora ABC.

ARAMAÇAN

Senhores diretores e conselheiro do Clube Atlético Aramaçan: Clovis e Solange têm divulgado o show de Roberto Carlos no clube desde o início de janeiro. Todo programa, a chamada, descontraída, espontaneamente, a custo zero. Serão 11 chamadas, a última prevista para o domingo, 17 de março, quatro dias antes do show do Roberto.

José Clovis e Solange Lopes amam o Rei. O casal merece receber um convite especial para a festa de 21 de março.

NO AR

A entrevista completa de José Clovis está no site do Diário (www.dgabc.com.br), no face-book da Memória (endereço no cabeçalho da página) e no Youtube.

 

Crédito das fotos 1 e 2 – Projeto Memória

CLOVIS E SOLANGE. Um encontro dominical às 15h com o Arquivo de Memórias Musicais

DIARIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 1º de fevereiro de 1994 – ano 36, edição 8611

CULTURA & LAZER – Museu de Santo André criava um banco de pesquisas em Sociologia, História, Arquitetura, Economia e Educação.

O museólogo Wilson Stanziani, diretor do Museu, contabilizava os 35 primeiros trabalhos e destacava quatro teses de 1993, todas pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) focalizando problemas agudos do Grande ABC:

Edgar da Nóbrega Gomes, “Crescimento e Crise da Economia no ABC Paulista.

Luiz Carlos Miranda do Nascimento, “Vila Comunitária, uma proposta alternativa para a Habitação Popular” (em São Bernardo).

João Carlos de Moraes, “Cidade Rica, Casa Pobre – A reestruturação de São Caetano do Sul”.

Eliane Mimesse, “A Escola e os Imigrantes: os italianos em São Caetano na passagem do século XIX para o século XX, um enfoque em Educação”.

EM 1º DE FEVEREIRO DE...

1549 - Tomé de Souza, primeiro governador geral do Brasil, partia de Lisboa rumo ao nosso país. Em sua comitiva vinham os padres Manuel de Paiva e Manuel de Nóbrega.

1934 - Ato municipal nº 100 da Prefeitura criava em Pedreira, Estação de Rio Grande (hoje da Serra) a Escola Municipal Luiz Pereira Barreto.

1939 - Falecia em Piraporinha, Diadema, José Antonio Escudeiro, o Juca Escudeiro, grande proprietário de terras na região. Suas propriedades seguiam desde Piraporinha até o Alvarenga e Santo Amaro, cf. pesquisa do historiador Walter Adão Carreiro.

1969 - Tomavam posse novos prefeitos e vereadores. No Grande ABC assumiam os prefeitos Newton Brandão (Santo André), Aldino Pinotti (São Bernardo) e Evandro Caiafa Esquivel (Diadema).

São Caetano Esporte Clube inaugurava o Ginásio de Esportes José Musumecci.

1974 - Formada a Banda Sinfônica de São Bernardo.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Paraná, hoje é o aniversário de Douradina, Missal e Nova Prata do Iguaçu; 

E mais: Atalaia (AL), Mirinzal (MA), Ninheira (MG), Quixelô (CE), Tabatinga (AM) e Wanderlândia (Tocantins).

HOJE

Dia do Publicitário. Nesta data, em 1966, o decreto de lei 57.690 regulamentou a carreira no Brasil.

Início da Semana Mundial da Harmonia Inter-Religiosa.

Santa Veridiana

1º de fevereiro

Italiana. Nasceu na Toscana, em 1182. Virgem e reclusa. Intercessora das presidiárias e dos presídios femininos.

Fonte: blog Alvorada Parintins

Imagem: Vida Cristã/Franciscanos (divulgação)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;