Setecidades Titulo Memória
Agenda religiosa. Semana Santa em Rio Grande. Procissão náutica no Riacho. As águas que unem... ...e a lembrança de Newton Barbosa.

Hoje quem faz Memória são dois colaboradores de dois pontos distintos do Grande ABC cuja ligação são as águas da Represa Billings

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/01/2024 | 08:00
Compartilhar notícia


Ivar José de Souza e a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, que interliga bairros do Distrito de Riacho Grande, por terra e água, marcada para 4 de fevereiro.

Samira Rosa Madeira, de Rio Grande da Serra, e a tradicional Paixão de Cristo da cidade, que este ano cai em 29 de março.

Nos cartazes que Samira e Ivar nos encaminham, todas as explicações, que passam a fazer parte da pauta da Memória.

MEMÓRIA

Rio Grande foi, no passado, nomes das duas localidades: Rio Grande da Serra e Riacho Grande.

Em 1948, quando a Vila do Rio Grande, em São Bernardo, foi elevada a sede de um novo distrito, trocou-se o nome para Riacho Grande, justamente para não confundir com a Estação Rio Grande, hoje Município de Rio Grande da Serra.

Esta história quem conta com todos os detalhes é o historiador Newton Ataliba Madsen Barbosa nos seus “Subsídios Históricos” (edição mimeografada, raríssima).

Newton Barbosa foi topógrafo, diretor e secretário de Obras em São Bernardo. Já é falecido. E quanta falta faz nestes momentos em que o Grande ABC se agiganta na construção da sua história, memória e identidade.

NOTA – Dr. Ivar e Samira: continuem a nos informar sobre os passos de tão importantes manifestações religiosas do nosso Grande ABC.

 

Crédito das fotos 1 e 2 – Divulgação

PARA A HISTÓRIA. Mais do que informativos, os dois cartazes se transformam em documentos importantes para o registro histórico destes primeiros anos do terceiro milênio

DIARIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 29 de janeiro de 1994 – ano 36, edição 8609

MANCHETE – Governo avança em bancos; Itamar (Franco, presidente da República) dá pito no Congresso; instituições financeiras podem ser sobretaxadas.

MOVIMENTO SINDICAL – A greve dos trabalhadores da limpeza pública do Grande ABC foi julgada não-abusiva pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho).

GRANDE ABC – Na primeira enchente do ano (1994), Piraporinha, em Diadema, e Avenida Guido Aliberti, em São Caetano, ficavam alagados.

SANTO ANDRÉ – Descongelamento valoriza áreas.

Mais de três mil lotes eram liberados em Santo André para construção civil. 

Grandes avenidas atendidas, entre as quais: Avenida dos Estados, Prestes Maia, Santos Dumont, Ramiro Colleoni, Pereira Barreto, Avenida das Nações e Avenida Presidente Costa e Silva.

IDEIAS & LIVROS – Autor de São Caetano ganhava prêmio internacional.

O professor Décio Tadeu Orlandi, 28 anos, vencia o concurso “Casa de Las Américas”, de Cuba, com seu primeiro romance, “O Santo”, ainda inédito.

Reportagem: Danilo Andrimani.

EM 29 DE JANEIRO DE...

1909 – Câmara Municipal de São Bernardo e Estrada de Ferro São Paulo Railway entravam em disputa judicial.

SPR alegava que a Câmara cobrou impostos prediais indevidos de bens nas estações São Caetano, São Bernardo (hoje Celso Daniel, em Santo André), Ribeirão Pires, Rio Grande (da Serra) e Alto da Serra (Paranapiacaba).

Dr. Pinto de Toledo, juiz da 1ª Vara Cível e Comercial), vistoriou os prédios, acompanhado de dois peritos e dos advogados da SPR e da Câmara.

Laudo sairia em oito dias.

1989 - Falecia, em Iguape, litoral sul paulista, o artista plástico Paulo Chaves, nome importante da pintura moderna do Brasil. 

Chaves foi um dos expoentes do abstracionismo brasileiro e iniciou carreira em Santo André, onde viveu por muitos anos.MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Hoje é o aniversário de Benjamin Constant (AM), João Neiva (ES), Pau D’Arco (PA), Pau D’Arco do Piauí (PI), Piraquara (PR) e Serro (MG).

Santo Aquilino

29 de janeiro

Alemão. Sacerdote. Falecido em Milão, Itália, por volta do ano 1015. Protetor dos carregadores e dos porteiros.

Imagem: Milícia da Imaculada (divulgação)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;