Economia Titulo
BC do Canadá decide manter taxa básica de juros em 5,0%
24/01/2024 | 12:09
Compartilhar notícia


O Banco Central do Canadá decidiu nesta quarta-feira, 24, manter sua taxa básica de juros em 5,0%, e disse em comunicado que continua com sua política de aperto quantitativo. Além disso, atualizou projeções, com expectativa agora para um crescimento global de 2,5% em 2024 e de 2,75% em 2025, após o ganho de 3% do ano passado. "Com crescimento mais brando neste ano, as taxas de inflação nas economias mais desenvolvidas deve começar a desacelerar, atingindo as metas dos bancos centrais em 2025", projeta.

O BC canadense afirma que a economia do país está estagnada desde meados de 2023, com um crescimento que deve seguir perto de zero no primeiro trimestre do ano atual.

O crescimento deve ganhar força gradual por volta de meados de 2024, projeta. O BC espera que o PIB do Canadá cresça 0,8% em 2024 e 2,4% em 2025, "praticamente estável ante a projeção de outubro".

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do país terminou o ano em 3,4%.

O BC espera que ele siga perto de 3% durante o primeiro semestre, antes de desacelerar de modo gradual até a meta de 2% em 2025. Mas acrescenta que continua preocupado com riscos à perspectiva de inflação, "em particular a persistência da inflação subjacente", e ainda diz que deseja ver mais desaceleração de modo sustentável do núcleo da inflação, enquanto mantém foco no equilíbrio entre oferta e demanda na economia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;