Setecidades Titulo Crime
PM prende homem que sequestrou ônibus no Paço de Sto.André

Suspeito havia feito o motorista refém, mas ele se entregou e foi preso; vítima não teve ferimentos

Lays Bento
16/01/2024 | 07:45
Compartilhar notícia
Lays Bento/DGABC


A Polícia Militar prendeu um homem que sequestrou um ônibus e um motorista em frente ao Fórum, no Paço Municipal de Santo André. 

Por volta das 6h45, funcionários da Prefeitura notaram movimentação atípica no Paço, com o coletivo estacionado na esplanada. Ligaram para a Polícia Militar, que rapidamente chegou ao local.

Segundo agentes que atuaram na ocorrência, o sequestro durou cerca de uma hora. O motorista foi resgatado sem ferimentos e o sequestrador, poteriormente identificado como Kaio César Fernades, se entregou, foi preso e encaminhado ao 2ºDP de Santo André. 

O motorista contou aos policiais que cumpria o trajeto Vila João Ramalho, sentido Terminal Vila Luzita, quando parou em um ponto de ônibus para embarque de passageiros. Foi quando o suspeito anunciou o sequestro, armado com uma faca. O coletivo é da empresa Suzantur.

Segundo o segurança do turno noturno do Paço e que fez o primeiro contato com a equipe policial, o único pedido do sequestrador era falar com o prefeito Paulo Serra (PSDB), sem detalhes dos motivos. Além do motorista, eram três os passageiros no ônibus, que foram liberados ao início do sequestro.

"Só não bateu desespero porque temos de estar preparados para isto. A preocupação maior foi em acionar uma equipe disponível o mais breve possível e graças a isto e a Deus ninguém se feriu", conta Ruberval Bezerra dos Santos, segurança do turno da noite.

A tia do sequestrador, que preferiu não se identificar, confirmou que o Kaio, morador da Vila João Ramalho, 24 anos, passa por problemas psicológicos e de depressão. Segundo ela, o sobrinho já teve passagem pela polícia e não trabalha formalmente.

O pai de uma das vítimas, Ormindo Azevedo, conta que estava dormindo quando recebeu uma mensagem pedindo socorro da filha. Sem que o sequestrador percebesse, a jovem de 26 anos que fazia o caminho habitual ao trabalho, conseguiu contato com Ormindo após várias tentativas de chamada telefônica.

"Depois desta 1 hora de trajeto em que ela viveu esta agonia, o que me conforta é que nenhum deles se machucaram. É estranho pensar que tudo poderia ser diferente se ela tivesse feito um caminho diferente ou ido ao ponto em outro horário", reflete ele que, também em uma das únicas interações com a familiar do indivíduo, ainda buscou confortá-la, para que "ficasse em paz" apesar do ocorrido.

Em nota, a Suzantur informou que "presta apoio ao motorista Eduardo Alves que teve de dirigir sob constante ameaça por vários quilômetros até o Paço, assim como aos passageiros. A companhia lamenta o ocorrido e informa que felizmente não houve vítimas". Segundo a empresa, não houve danos materiais ao veículo da linha AL 129 e o sistema próprio de monitoramento online foi fundamental para a resolução do caso.

Já a Prefeitura de Santo André reiterou que sempre manteve canal aberto para atendimento de todos munícipes, presencialmente e por meio do aplicativo Colab, telefone ou site https://web.santoandre.sp.gov.br/portal/servicos/1021/fale-conosco/.

O caso foi registrado no 2º Distrito Policial de Santo André, onde Kaio é investigado e deverá responder pelos crimes de sequestro, cárcere privado, ameaça, lesão corporal, dano qualificado e desacato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;