Editorial Titulo Editorial
Desconexão com o eleitor
Do Diário do Grande ABC
15/01/2024 | 07:00
Compartilhar notícia


Há desconexão profunda entre a realidade enxergada pelos deputados federais e a vivida dia a dia pela população que eles juraram representar, com dignidade e respeito, ao tomar posse em 1º de fevereiro. Reportagem publicada nesta edição do Diário mostra que os quatro deputados federais, com domicílio eleitoral no Grande ABC, gastaram a quantia astronômica de R$ 1,4 milhão em despesas relacionadas ao exercício do mandato no ano de 2023. É imperativo que esses representantes estejam cientes de que, embora a democracia necessite de recursos para seu pleno funcionamento, os valores despendidos são inaceitáveis diante da sofrida realidade da maioria dos moradores das sete cidades.

O que dizer, por exemplo, do andreense Fernando Marangoni (União Brasil), que, em seu ano de estreia na Câmara, já torrou R$ 481.067,35 da cota parlamentar, valor que o tornou líder dos maiores gastadores de dinheiro público da bancada regional em Brasília? Como justificar tamanha farra com dinheiro público para os moradores das sete cidades do Grande ABC que enfrentam diariamente os desafios impostos pela falta de investimento em infraestrutura, deficiências na saúde pública e educação precária? Nesse contexto, é inadmissível que aqueles eleitos para representar e solucionar os problemas estejam tão desconectados da realidade financeira do cidadão comum.

O montante gasto pelos deputados poderia ter sido direcionado para projetos que beneficiassem diretamente a qualidade de vida da população, evidenciando uma clara falta de responsabilidade fiscal e priorização dos reais interesses dos eleitores. É urgente que medidas sejam tomadas para garantir a prestação de contas efetiva e a utilização responsável dos recursos públicos pelos legisladores do Grande ABC – e do Brasil. A sociedade exige representantes comprometidos com a verdadeira essência da democracia, capazes de canalizar o dinheiro disponível para a resolução dos problemas prementes que afligem a região. O descompasso entre os gastos extravagantes e a realidade dos eleitores não pode persistir.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;