Setecidades Titulo Reclamação
Rua com dois nomes gera transtornos em São Bernardo

Moradores do Baeta Neves reclamam das denominações da via e relatam prejuízos; Prefeitura não se manifesta sobre o assunto

Thainá Lana
11/01/2024 | 07:00
Compartilhar notícia
Moradores do bairro Baeta Neves reclamam de duplicidade no nome da via (Foto: Celso Luiz/DGABC)


Matéria atualizada às 11h

Moradores do Baeta Neves, em São Bernardo, reclamam de transtornos causados pela mudança de nome em uma via do bairro que teria ocorrido desde 2020. Trata-se da Avenida Marginal Córrego Taióca, que passou a se chamar Rua Tufic Helú. No site dos Correios, o CEP (Código de Endereçamento Postal) 09751-560 (referente ao endereço dos moradores), identifica a via como Avenida Marginal do Córrego Taióca, enquanto no Google, a via é reconhecida pelos dois nomes.

A aposentada Shirley Aparecida Portugal Martins, 65 anos, moradora há 22 anos do bairro, conta que a falta de identificação única no endereço ocasiona diversos problemas, como nas compras on-line, por exemplo. “Há quase quatro anos que sofremos com a entrega de encomendas. Se você pesquisar na internet, aparece um endereço com o mesmo nome, Avenida Marginal Córrego Taióca, porém, é no Jardim Las Vegas, em Santo André. Ou o item é entregue nesse bairro e outra pessoa recebe ou com sorte o entregador avisa e ficamos na esquina para receber”, explica. O local em questão fica próximo à divisa entre os dois municípios. Além dos contratempos com as entregas, Eliete Marcelino, 54, revela que a duplicidade dos nomes também prejudica o acesso a serviços públicos, como atendimento médico e zeladoria urbana. 

“Durante esse período, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) se recusou a vir aqui porque dizia que o endereço não existia, duas pessoas que estavam doentes precisaram se locomover sozinhas até o hospital. Além disso, estou sem atendimento médico na UBS (Unidade Básica de Saúde) Baeta Neves desde quando começou essa situação. Os funcionários dizem que a unidade não atende o endereço citado porque a localização dá em Santo André, enquanto isso nós ficamos esquecidos aqui, sem poder receber um remédio em casa ou mesmo ter atendimento médico”, desabafou a moradora, que mora há 33 anos no bairro.

Os munícipes contam que nos últimos anos também enfrentaram problemas com a zeladoria urbana. “Não temos mais serviço de varrição, os funcionários realizam a limpeza até a Rua Isabel dos Santos Goes, que é uma travessa da nossa via. Já liguei na Prefeitura e eles dizem que a responsabilidade para resolver a duplicidade de nomes é dos Correios, enquanto a empresa pública diz que a administração de São Bernardo que precisa resolver”, ressalta Eliete.

QUEM MUDOU?

A mudança do nome de uma via pública só pode ser realizada pela Câmara Municipal ou pelo Executivo do município. A alteração do endereço no Baeta Neves não foi efetuada pelos vereadores, segundo informou a Casa Legislativa.

Já a Prefeitura de São Bernardo não revelou o motivo da alteração, tampouco quais providências serão adotadas para solucionar o problema. A administração também não confirmou se a limpeza da rua será realizada. 

Em nota, os Correios informaram que não receberam documentação da Prefeitura  referente à alteração do nome da rua Avenida Marginal Córrego Taioca, à qual tem atribuído o CEP 09751-560. "Para que o nome seja atualizado, é necessário que a administração pública encaminhe oficio aos Correios para que o CEP seja atualizado no DNE (Diretório Nacional de Endereço). É importante salientar que os Correios não são responsáveis sobre nomenclatura de logradouros", complementou a agência púbica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;