Política Titulo Cena Política
Os pesos de vereador e deputado andreense
Da Redação
11/01/2024 | 07:00
Compartilhar notícia
Seri


Ontem, esta coluna mostrou que o material publicitário feito pela equipe do deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil) foi fortemente comentado pela classe política de Santo André – mas não pelo lado positivo. Um dos quadros políticos da cidade que repercutiram o folheto foi o secretário de Pessoa com Deficiência e vereador licenciado, Professor Jobert Minhoca (Podemos). Ele resolveu destacar um trecho no qual Marangoni diz ter encaminhado R$ 300 mil para entidades assistenciais do município. A interlocutores, Minhoca comentou que, como secretário e vereador, conseguiu intermediar o envio de R$ 400 mil, com deputados parceiros, citando nominalmente o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB), seu aliado de primeira hora. Ou seja, um vereador tem conseguido articular mais verba que um deputado federal.

Pesos e medidas

Em mais uma semana de apagões no Grande ABC, em especial em Santo André, a deputada estadual Carla Morando (PSDB) e o deputado estadual Thiago Auricchio citaram o caso - e de forma sutil -, com críticas à Enel pela demora no restabelecimento da energia elétrica na região. Thiago, de São Caetano e presidente da CPI da Enel da Assembleia no ano passado, está em Portugal, para realização de novo mestrado em gestão de políticas públicas e somente ontem, dois dias após o caos, se manifestou. Enquanto o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), segue utilizando as redes sociais para ser garoto-propaganda de restaurantes da cidade.

Pesos e medidas – 2

A postura do trio é muito distante da vista em novembro do ano passado, quando Morando chegou a gritar com um diretor da Enel durante audiência na Assembleia Legislativa - tudo devidamente gravado e aparentemente combinado com veículos aliados -, quando Carla também subiu o tom contra dirigentes da empresa e com a postura crítica de Thiago Auricchio.

Encontro na CPTM

O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), esteve reunido com o presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Pedro Moro, para debater melhorias na estação da cidade. “Tive agenda produtiva nesta tarde com o presidente da CPTM, Pedro Moro. Trocamos ideias e apresentei projetos voltados ao desenvolvimento de Ribeirão Pires. Agradeço a Pedro e toda a equipe pela acolhida”, disse o liberal.

Fogo amigo

Gerou incômodo e estresse dentro do governo do prefeito Marcelo Oliveira (PT) o comentário crítico do ex-vice-prefeito Paulo Eugenio Pereira Junior (PT) ao reajuste do vale-transporte para este ano em Mauá. Paulo Eugenio disse que aumentar o valor do VT só prejudica pequenas empresas - a crítica pública ainda está atravessada na goela do alto escalão da gestão petista da cidade.

Dívidas e discurso

O vereador Glauco Braido (PSD), de São Bernardo, criticou duramente o prefeito Orlando Morando (PSDB) por ter mais do que dobrado a dívida consolidada municipal em sete anos de gestão. “O prefeito Orlando Morando é um poço de contradição. Desde quando assumiu a Prefeitura, o corretor de imóveis de São Bernardo tornou o município o terceiro maior devedor do Brasil. E entramos em ano eleitoral, e fica claro que, para emplacar seu sucessor, é bem provável que essa dívida aumente ainda mais. Não podemos ficar à mercê de caprichos eleitoreiros, mesmo porque São Bernardo continuará existindo ao fim dessa gestão contraditória e desastrosa.

SP Frente Cidadã

Viúva do ex-deputado estadual Campos Machado, que morreu no sábado, aos 84 anos, Wilma Campos Machado avisou que vai assumir a coordenação da SP Frente Cidadã, movimento criado pelo ex-parlamentar para debater o futuro de São Paulo. “Filiados, voluntários e integrantes da diretoria da Frente Cidadã já manifestaram integral apoio a Wilma, atendendo ao derradeiro pedido de Campos Machado, de que seu legado político unisse todos em defesa dos valores da cidadania e da justiça social”, informou o bloco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;