Esportes Titulo Corinthians, Santos
Vila é palco da 1º parte do duelo do ano

Após 20 dias de espera, Santos e Corinthians iniciam hoje confronto pela semi da Libertadores

Das Agências
13/06/2012 | 07:02
Compartilhar notícia


 

Santos e Corinthians só pensam em uma coisa há três semanas: as semifinais da Copa Libertadores da América. E, enfim, o dia chegou. A busca pela vaga na decisão começa hoje, às 21h50 (Globo e Fox Sports), na Vila Belmiro. O duelo de volta será quarta-feira, dia 20, no Pacaembu.

O Peixe segue à caça do quarto título no torneio continental, que o isolaria na liderança entre os clubes brasileiros – o São Paulo também tem três. Já o Timão corre atrás do caneco inédito para sua sala de troféus e deixaria de ser a única agremiação paulista a nunca ter vencido a competição mais cobiçada por brasileiros nos últimos anos.

Com tanta expectativa para superclássico no Litoral, ninguém quer ficar de fora. “A gente tem sonhado com esse dia. Lá na Seleção Brasileira, o Andrés Sanchez (diretor de seleções da CBF e ex-presidente do Corinthians) até falou para (eu e Neymar) não jogarmos. Mas eu disse que nós iríamos para o jogo até sem pernas. Chegou a hora. A expectativa é grande, e pedimos o apoio da torcida. Com humildade, queremos fazer as coisas darem certo”, frisou o goleiro Rafael.

Para o arqueiro, o Peixe não pode vacilar em casa contra rival tão forte. “A expectativa é de jogo difícil. Sabemos que a Vila vai estar lotada. Ela é a nossa casa, e esperamos manter nossa regularidade aqui. Em casa, já vencemos nove jogos e ainda não perdemos nenhum”, recordou.

Para se sobressaírem no clássico, as equipes contam com trunfos diferentes. Com 22 gols na Libertadores, o Santos espera que o sistema ofensivo com Neymar, Borges e Paulo Henrique Ganso, que ainda é dúvida, funcione, enquanto que o Timão aposta na defesa – a melhor da competição, com apenas dois gols sofridos.

“Será um grande confronto. De um lado, o time considerado o melhor ataque do Brasil, contra outro que também é visto como a melhor defesa”, ressaltou o zagueiro corintiano Chicão.

Por outro lado, o Timão sofre com a má fase dos atacantes. Nos últimos seis jogos, foram apenas dois gols, feitos por Paulinho e Danilo. “Os atacantes vão marcar. Temos grandes jogadores. O importante é conseguir o resultado. Fiz alguns gols importantes. Espero que sobre uma bola, ou que eu consiga dar passe para ajudar”, completou.

Apesar dos bons números ofensivos, o Santos também está atento à defesa. Caso vença por 2 a 1 hoje, por exemplo, derrota por 1 a 0 no Pacaembu, na próxima semana, beneficiaria o Corinthians.

Por isso, o zagueiro Edu Dracena pede atenção aos companheiros na marcação. “Seria muito importante ganhar e não tomar gol em casa”, destacou o capitão santista. (das Agências)

PM proíbe provocações de torcedores

Para evitar conflitos entre as torcidas, a Polícia Militar proibiu o uso de faixas provocativas no clássico de hoje.O mosaico de bexigas que a torcida do Santos preparou com os dizeres ‘Tri da Libertadores’ foi proibido, assim como as faixas das torcidas organizadas que continham a seguinte declaração: ‘Às vezes em segundo, nunca na segunda.’

Por outro lado, a polícia também proibiu os corintianos de levarem as tradicionais faixas ou objetos que remetam à goleada de 7 a 1 imposta pelo Timão ao Santos no Campeonato Brasileiro de 2005. (das Agências)

Muricy Ramalho mantém mistério sobre PH Ganso

O técnico Muricy Ramalho manteve o mistério sobre a escalação do meia Paulo Henrique Ganso, que está em fase final da recuperação da artroscopia no joelho direito. O jogador treinou ontem e segunda-feira, mas não teve a presença confirmada pelo treinador.

Ontem, Muricy Ramalho fechou os treinamentos e permitiu a entrada da imprensa apenas nos últimos 30 minutos, quando a equipe realizou rachão com a presença de todos os jogadores, inclusive de Ganso. O meia também participou dos treinamentos de cobranças de faltas, ao lado de Neymar e Elano.

“Se ele tiver um pingo de condições, vai jogar. Eu jogaria, mas quem sente dor é ele. Depende do departamento médico e do Muricy. Ele disse que fez tratamento em três períodos”, ressaltou o goleiro Rafael. “Se fosse eu no lugar dele, jogaria. Mesmo com receio, entraria em campo. Lógico que ele e o Muricy decidem”, emendou Edu Dracena. Quem também vai aparecer contra o Corinthians são o volante Arouca e o atacante Borges, que treinavam em separados para readquirir condições físicas. [09.DAS_AGENC]TL(das Agências)

 

Paulinho sonha ser decisivo mais uma vez para o Corinthians

A última vez que o Corinthians venceu foi há três semanas, nas quartas de final da Libertadores diante do Vasco. O triunfo por 1 a 0 veio no sufoco, com gol no fim, em cabeçada do volante Paulinho, de 23 anos, apontado pelo técnico Muricy Ramalho a principal preocupação para o Santos na semifinal. Lisonjeado com os elogios do santista, o camisa oito – que já fez seis gols no ano e 21 com a camisa do Corinthians – espera repetir a dose.

"O Tite me dá a liberdade para chegar ao ataque e estou conseguindo gols importantes. Claro que em um lance ou outro posso voltar a ser decisivo”, afirmou Paulinho. “Posso vir de trás e surpreender, como o Ralf, já que saímos rápido. E tem as bolas paradas que somos fortes e daí tem eu, o Ralf, o Chicão, o Leandro Castán, os atacantes, todos com chances de decidir.”

Apesar de poder ser decisivo, o volante sabe que é jogador de marcação e primeiro buscará desempenhar seu papel. Ainda mais com Neymar do outro lado. Ele pede atenção de todos com o craque, que costuma ser decisivo. “Precisamos diminuir seus espaços o mais rápido possível, senão ele vai para cima com velocidade”, observou. (das Agências)

 

 

Tite considera covardia marcação individual em Neymar

A preocupação do técnico Tite não poderia ser outra. O atacante Neymar, visto como o jogador que pode desequilibrar a partida a favor do Santos, vai receber atenção especial dos marcadores corintianos. Mas o treinador descarta colocar atleta exclusivo para marcar a Joia.

"Seria muito cômodo da minha parte e covarde pedir para um atleta marcar o Neymar quando a situação é de toda a organização de uma equipe. Não se retira o Neymar de jogar, mas pode se diminuir as ações dele. Não é de um jogador a responsabilidade, seria transferir de uma equipe de trabalho, do técnico, e isso o Corinthians não faz, sob o meu comando não”, afirmou o comandante alvinegro.

Pelo fato de atuar no setor esquerdo de ataque, Neymar deve receber a marcação do lateral-direito Alessandro. O ala do Timão terá a ajuda dos volantes Paulinho e Ralf, além dos homens de frente, que também terão a obrigação de marcar.

Normalmente, o meia Danilo tem se posicionado do lado direito do ataque. E os zagueiros também terão atenção redobrada no duelo. Chicão, responsável pela marcação no lado direito, deve ficar na sobra para impedir os avanços do atacante santista. (das Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;