Setecidades Titulo
Exposiçao tenta combater poluiçao visual em Santo André
Valéria Cabrera
Da Redaçao
03/06/2000 | 18:49
Compartilhar notícia


  A poluiçao visual nas principais ruas e avenidas de Santo André é o tema da mostra de fotografias que está em exposiçao na sala especial do Museu de Santo André. Promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), a exposiçao Poluiçao Visual em Santo André conta com 80 fotos que mostram como a publicidade, quando usada de forma desordenada, pode causar a deteriorizaçao da paisagem urbana.

O principal objetivo da mostra é chamar a atençao da populaçao para o problema. Segundo a arquiteta Luciana Toma, esse é o primeiro passo para um trabalho mais complexo, que visa diminuir a poluiçao visual da cidade. "Vamos mapear os pontos onde a situaçao é mais crítica e, em seguida, pretendemos chamar os comerciantes (principais responsáveis pela poluiçao visual) para discutir uma soluçao conjunta", disse.

Das 80 fotos da exposiçao, quatro foram escolhidas para que os visitantes possam ter uma idéia de como um local hoje muito poluído visualmente ficaria caso fosse recuperado. "As fotografias receberam um tratamento especial, feito por computador, para que a maior parte do material de propaganda fosse retirado", explicou Luciana.

Além das fotos, estarao expostos oito croquis com desenhos, que também mostram a situaçao atual de alguns pontos da cidade e de como ficariam após a realizaçao de uma limpeza. Algumas imagens estarao dispostas em painéis, divididos por avenidas da cidade.

Todas as fotografias foram feitas por funcionários do Semasa. "Visitamos a regiao central da cidade, os principais centros comerciais de bairros e as grandes avenidas, onde a poluiçao visual também é grande", explicou Luciana.

Uma exposiçao como esta foi realizada em Sao Paulo há cerca de três anos. As fotos foram feitas por um grupo de profissionais liberais - a maioria arquitetos -, que se dizia indignado com o crescimento da poluiçao visual na cidade, causada pelo número cada vez maior de painéis, anúncios e faixas espalhadas pelos pontos mais movimentados de capital.

Há pelo menos três leis municipais que regulamentam a colocaçao de publicidade em Santo André. Como sao antigas, muitos equipamentos usados hoje, como é o caso dos painéis luminosos, nao sao contemplados.

Há ainda uma lacuna entre o departamento que autoriza a colocaçao da publicidade e o que fiscaliza, que sao distintos. A instalaçao é autorizada ou nao pelo Departamento de Controle Urbano. Mas é o Departamento de Tributos, que recebe a taxa de instalaçao, que fiscaliza.

Segundo a gerente de Planejamento, Licenciamento e Controle Ambiental do Semasa, Patrícia Lorenz, todas as leis existentes hoje foram atualizadas e agrupadas no Código Municipal de Posturas, que está sendo analisado pela Câmara.

Somente após a aprovaçao e a regulamentaçao é que será definido se apenas um órgao ficará responsável por todo o processo, e qual será ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;