Tecnologia Titulo
Conheça as stablecoins mais usadas no Brasil
Da Redação
Do 33Giga
27/12/2023 | 16:55
Compartilhar notícia


*Por Gabriel Alves //  As stablecoins, também conhecidas como moedas estáveis, são um tipo de criptomoeda, cujo valor está atrelado ao preço de ativos como o dólar, o euro e, inclusive, o ouro.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e leia o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies

Elas se dividem em três categorias: a primeira engloba as que são respaldadas por moedas oficiais e têm o valor equivalente ao dólar e ao euro. Na segunda se encontram aquelas que estão ligadas a outras criptomoedas, como a DAI que utiliza outros criptoativos como respaldo para garantir que seu preço se aproxime ao USD. E por último, estão as pareadas por outros bens, como a PAX Gold que representa um grama de ouro físico.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Em 2014, foi criada a primeira stablecoin: o USD Tether, com o propósito de combinar as vantagens de uma criptomoeda com a maior estabilidade.

Desde então, têm surgido diversos projetos deste tipo, cada um com sua metodologia única, mas sempre mantendo a premissa de preservar um valor estável, se tornando uma alternativa para quem deseja proteger seu dinheiro dos efeitos da inflação e quer começar a operar com ativos digitais com facilidade, rapidez e menor volatilidade.

Durante este último ano na Bitso, notamos um aumento na aquisição de stablecoins vinculadas a moedas fiduciárias. Essa característica as torna mais estáveis em valor e amplia a viabilidade de sua utilização como forma de pagamento. Só em 2022, o uso desses ‘dólares digitais’ no Brasil cresceu 85% na Bitso.

Democratizar o acesso a uma variedade de serviços nacionais e internacionais, anteriormente limitados por barreiras de entrada, é uma das demonstrações de como é fácil adquirir e utilizar esse tipo de ativo.

Em janeiro de 2023, as stablecoins alcançaram 12,9% em capitalização total do mercado mundial de cripto e 80% dos usuários possuem USDT. Para o final deste ano, estima-se que haverá cerca de 99 tipos de stablecoins em circulação. O Brasil ocupa o segundo lugar na adoção de criptomoedas na América Latina. Segundo a Receita Federal, as opções mais utilizadas pelos brasileiros são:

  • Tether USD (USDT): Tether USD é uma das stablecoins mais difundidas no mercado de criptografia. Seu preço está vinculado ao dólar americano em uma relação de um para um.
  • USD Stablecoin (USDC): Essa moeda estável, também conhecida como dólar digital, está vinculada ao valor do dólar americano.
  • BRZ : É a maior stablecoin pareada a uma moeda nacional na América Latina.

A crescente dominação das stablecoins em movimentações com criptoativos no Brasil, revela que o ambiente financeiro está se tornando cada vez mais digital e globalizado. Essa mudança de tendência sugere que os investidores brasileiros veem nas moedas digitais uma ferramenta para enfrentar a depreciação da moeda local, aproveitando, ao mesmo tempo, as oportunidades oferecidas pelo ecossistema de criptomoedas.

Essa evolução reflete uma transformação substancial na forma em que os brasileiros se relacionam com o sistema financeiro e eliminam barreiras de acesso a dinâmicas globais.

*Gabriel Alves é VP de Produto da Bitso




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;